por Jou Eel Jia
Pessoas que tiveram infarto ou alguma doença cardíaca tendem a ter depressão. O que a MTC recomenda para a pessoa levar uma vida saudável, se achando ainda inteira, um ser integral, pronto para a vida?
Resposta: O infarto do miocárdio é consequência do acúmulo de energia yang do fígado no organismo e provoca alterações levando a um quadro patológico muito perigoso conhecido com síndrome de Yang Ming e isso provoca acidentes cardiovasculares.
Segundo a MTC, o aumento do yang e do estresse levam à liberação de catecolaminas (adrenalina) no organismo para enfrentar desafios e atingir objetivos – precisamos de estresse para sobreviver.
O excesso de estresse gerado pelo aumento de pressões externas, causam distúrbios energéticos que podem levar a acidentes vasculares (Síndrome de Yang Ming.
Estudos indicam que 45% dos pacientes que tiveram um quadro de infarto ou apresentaram algum tipo de patologia cardíaca, faziam uso de medicação antidepressiva. Mas a medicina chinesa descreve também um estado de depressão que vem logo após o episodio cardíaco. Isso acontece devido à falta de energia vital logo após o infarto.
Para isso a medicina tradicional chinesa recomenda disciplina nos habitos de vida
– Deve-se evitar hábitos como fumar e alimentar-se de comidas muito gordurosas, alimentação de qualidade e regrada, nas horas certas
– Prática de atividades físicas como caminhada para circular o Ch'i ou energia, diminuem bastante a possibilidade do aparecimento de doenças cardiacas.