Uma boa autoestima precisa ser construída, pois não é inata
E-mail enviado por um leitor:
“É verdade que a autoestima não é inata e precisa ser construída? Como fazer então para os meus filhos poderem construir uma boa autoestima?”
Resposta: Nada é inato. Tudo a criança vai aprendendo com o conhecimento e com a interação com o mundo ao seu redor. Por isso que os valores culturais de cada comunidade – o ambiente social em que a criança está inserida – são importantes e ajudam no desenvolvimento dela.
Como construir uma boa autoestima?
A autoestima é a nossa própria avaliação como seres humanos. Logo, uma boa autoestima é construída quando a criança se sente segura dentro do ambiente em que vive e assim pode tomar algumas decisões. Com o tempo, o conhecimento vai aumentando e com isso a autoestima.
A autoestima também é formada conhecendo os próprios limites através de sucessos e fracassos ou frustrações. Por isso, é muito importante ter frustrações e sucessos. Dessa forma, a criança pode conhecer os próprios limites e formar uma boa autoestima.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento