Como construir uma boa autoestima?

Uma boa autoestima precisa ser construída, pois não é inata  

E-mail enviado por um leitor:

“É verdade que a autoestima não é inata e precisa ser construída? Como fazer então para os meus filhos poderem construir uma boa autoestima?”

Resposta: Nada é inato. Tudo a criança vai aprendendo com o conhecimento e com a interação com o mundo ao seu redor. Por isso que os valores culturais de cada comunidade – o ambiente social em que a criança está inserida – são importantes e ajudam no desenvolvimento dela.

Como construir uma boa autoestima?

A autoestima é a nossa própria avaliação como seres humanos. Logo, uma boa autoestima é construída quando a criança se sente segura dentro do ambiente em que vive e assim pode tomar algumas decisões. Com o tempo, o conhecimento vai aumentando e com isso a autoestima.

Continua após publicidade

A autoestima também é formada conhecendo os próprios limites através de sucessos e fracassos ou frustrações. Por isso, é muito importante ter frustrações e sucessos. Dessa forma, a criança pode conhecer os próprios limites e formar uma boa autoestima.  

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.