Como controlar a paixão à distância?

Sobre controlar a paixão à distância: sentimentos não são muito controláveis, mas seu comportamento pode ser controlado; entenda

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Bom dia. Como faço pra controlar meus sentimentos pela pessoa que estou apaixonado. Ela mora em outra cidade e eu mando mensagens a todo momento, inclusive, falando sobre esse meu sentimento, estou com medo de estragar tudo. Isso pode acontecer? Por favor me ajude!”

Resposta: Sim, no amor tudo o que é excessivo pode virar veneno. Por uma série de motivos. Vamos a eles.

Num relacionamento afetivo é sempre melhor ter algo a acrescentar do que ter que tirar. Explico: será que você vai conseguir manter por muito tempo toda essa atenção que você está dando à sua namorada agora?

Sim, porque mesmo não sabendo se ela gosta desse excesso ou não, no momento em que você começar a diminuir, como será que ela vai reagir? Será que não vai achar que você está se desinteressado por ela? E você mesmo, usando seu bom senso, percebe que está demais, não é? Então, tente diminuir aos poucos para não parecer desinteresse. E tente encontrar novas formas de manifestar seu afeto para não cair na mesmice.

Continua após publicidade

A importância da reciprocidade no relacionamento

Outro ponto importante a ser levado em conta é o equilíbrio entre a atenção que se dá e a que se recebe. Avalie então como ela está respondendo aos seus contatos. Ela retorna sempre? Ela manda mensagens espontaneamente? Ou é sempre você quem toma a iniciativa? Sim, porque não adianta ficar investindo muito se o retorno não acompanha.

O equilíbrio tem que estar presente desde o começo para que não se passe a impressão que a manutenção afetiva do relacionamento está nas mãos de um dos envolvidos. Em geral, quando existe essa defasagem, aquele que investiu demais fica esperando um retorno que nem sempre vem…

Também não podemos esquecer que o relacionamento amoroso é um jogo que envolve expectativas, surpresas, alguma insegurança e o alívio que a reafirmação do vínculo traz. Se você está presente a todo momento não vai deixar que ela tenha algum nível de expectativa, algum nível de mobilização. Afinal, ela sabe que você vai aparecer rapidamente. Por outro lado você está o tempo todo mobilizado, com dúvidas e com aquele friozinho na barriga. Situação que o deixa tenso mas se sentindo vivo, interessado, curioso. Será que ela também não gostaria de viver essas sensações? Pense nisso e tente ser menos previsível, pelo menos neste momento. Afinal, a dúvida também é um tempero para o amor.

Continua após publicidade

Como controlar a paixão à distância?

Finalmente, sobre sua pergunta: “Como faço para controlar meus sentimentos pela pessoa que estou apaixonado?” Vale a pena sinalizar que sentimentos não são muito controláveis. Sente-se e pronto. O que precisa ser controlado é seu comportamento em relação à pessoa amada.

Você não precisa escancarar suas ansiedades, suas vontades, seus receios. Tente revelar-se aos poucos para que sua intensidade não assuste ou desmotive sua amada. Presença em excesso acaba por sufocar a relação.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.