Como controlar sua mente: você não vai ficar controlando ela o dia inteiro, nem se estressando para mudá-la ou se culpando. Mas aprenda aqui uma prática transformadora que irá te motivar.
Cada pessoa experimenta a vida de acordo com o tipo da mente que cultiva e de quanto ela ouve a sua mente. A sua própria felicidade ou infelicidade depende de quanto ela permite que sua mente reine sobre ela mesma.
Como diz um dos versos do Yoga Vasistha: “Em todas as experiências de felicidade e infelicidade, em alucinações e na imaginação, é a mente que faz e experimenta tudo. A mente faz o ser humano”.
Portanto, o que sentimos, aonde vamos, o que queremos fazer ou dizer, tudo é ditado pela nossa própria mente.
A Filosofia do Yoga nos ensina a nos autoconhecer para vencermos as emoções que nos descontrolam e para termos autodomínio sobre a mente. Fazer contemplações e autoquestionamento são boas ferramentas para o autoconhecimento e assim, aprender a lidar com mente.
Então, agora vamos contemplar:
Ontem, quando você foi dormir, como você estava se sentindo? Qual era o estado de sua mente?
Ao acordar, quais foram seus pensamentos e sentimentos? Agradeceu ao acordar e pensou que iria ter um ótimo dia? Ou já acordou lastimando, reclamando, de mau humor? Quando você foi tomar seu café da manhã, sobre o que você estava pensando? Você se lembra ou faz tudo no automático, sem estar presente no momento? Como você se sentia na hora do almoço? Você se sentia bem ou triste? Sentia-se desanimado(a) ou energizado(a)?
Como a sua mente funciona
Entenda que a mente vacila entre um sentimento e outro. Ela cria pensamentos constantemente, duvida e muda sob a influência do tempo, do lugar e dos acontecimentos, como um ator representando papéis diferentes.
Você pode estar sentado, por cinco minutos, e nesse curto período de tempo, a mente pode criar tanto as experiências boas como as ruins. Apenas na sua imaginação você sofre dentro de si mesmo. Pode ter ótimos pensamentos, boas ideias, bons sonhos e metas, como pode também imaginar pesadelos, acontecimentos terríveis, muito medo. Tudo isso em apenas cinco minutos.
Imagine a quantidade de pensamentos que você tem por dia… Você pensa e pensa… Se você não souber lidar e comandar sua mente, ela vai lhe dominar, levando você de um lado para o outro, gerando ansiedade, preocupações e estresse.
Como controlar a sua mente?
Por alguns momentos agora, observe sua mente. Apenas observe. Sem julgamentos. Sem críticas, sem mudar nada. Observe qual é o primeiro pensamento que surge… Por alguns instantes, aproveite a oportunidade de observar sua mente.
Uma das importantes práticas do Yoga é observar a mente para conseguir o autodomínio, para aprender a lidar com ela, e assim, adquirir o poder de escolher o que pensar. É uma prática poderosa que traz liberação do sofrimento causado pela mente.
Por que sua mente determina o que você sente?
Quando não cuidamos da mente e permitimos que ela corra solta por aí, ela é que determina tudo o que sentimos, dizemos e fazemos. E, quando não temos controle sobre a mente, ela criará muito sofrimento quando estivermos passando por um momento desafiante e difícil.
Ela ficará completamente enredada nas suas próprias aflições. Por isso, o Yoga ensina a ser testemunha de nossa própria mente, observando-a, questionando-a. Não acreditar na mente negativa e não permitir ser um joguete nas mãos dela.
Mas entenda bem. Você não vai lutar com sua mente. Você não vai ficar controlando sua mente o dia inteiro, nem se estressando em mudá-la ou se culpando.
Quando sua mente perceber que está sendo observada, ela vai saber que tem alguém no comando e vai lhe respeitar. Passo a passo, dia após dia, você vai aprendendo a superar as emoções e hábitos negativos e a vencer os padrões mentais que causam dor e conflitos internos.
É uma prática transformadora que requer motivação, constância, perseverança e conhecimento dos próprios pensamentos e sentimentos. Você é responsável por suas escolhas. Depende de você. Decida escolher bons pensamentos e sentimentos e ser mais saudável e feliz apesar dos desafios diários.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!