Para poder controlar os pensamentos negativos é preciso viver no momento presente, parar de se autossabotar e duvidar desses pensamentos; entenda
No texto anterior, contemplamos porque é tão desafiador manter-se no presente. O motivo desse desafio é porque a mente continua a se sentir arrastada para a ação seguinte, criando ansiedade ou voltando-se para o passado. Muitas pessoas pensam: “Não tenho poder sobre meus pensamentos”. “Não tenho voz ativa sobre minha mente”. “Não sei o que tenho de fazer, pois os pensamentos pessimistas e negativos surgem e me dominam”.
Como controlar os pensamentos negativos I
Em vez de pensar no poder da inteligência emocional, elas se entregam a essa maneira negativa de pensar. Precisam mudar a atitude. Precisam se libertar do passado. Parar de ruminar pensamentos de medo, perdas e questões mal resolvidas. Limpar as imagens vividas de injustiças do passado. Não devem ficar atoladas no ressentimento, na confusão e depreciação de si mesmas.
Essa atitude negativa poderá levá-las à depressão, à sensação de desamparo e derrota. Podem ficar tristes, com medo, agitadas, sem autoconfiança. É como se olhassem para o mundo com lentes tingidas de medo, falta de fé, e sem esperança.
Como disse o Mestre yogue Osho: “Ontem você estava pensando no dia de hoje porque era futuro; agora é hoje e você está pensando no amanhã e, quando o amanhã chegar, será novamente hoje, porque tudo o que existe, existe aqui e agora, não pode existir de outra forma”.
Todos nós precisamos descobrir nossa própria firmeza e força interna. Como ensina o Yoga: “Sejam fortes. Sejam fortes. Sejam fortes”. Ao descobrir nossa própria coragem e destemor, aprendemos a tomar boas decisões que nos conduzam à direção correta. Temos boas intuições e bons pensamentos que tranquilizam a mente, dissolvendo a ansiedade e sofrimentos criados pelas ilusões e fantasias da mente negativa e pessimista.
Para controlar os pensamentos negativos é preciso parar de se autossabotar
É comum algumas pessoas preferirem ser pessimistas, sem acreditar no melhor, porque pensam que vão se decepcionar se forem positivas. Mas, ao agirem assim, sofrem por antecipação, sabotam as oportunidades, e já se sentem derrotadas antes dos acontecimentos. Isso é autossabotagem e são armadilhas da mente.
“Varra com uma vassoura sua mente e coração.”Somente você pode escolher o que pensar, purificar seus pensamentos, tomar a resolução de acreditar em você mesmo, descobrir suas qualidades, se valorizar.
O Yoga eleva a nossa consciência sobre o valor de cada momento. Os mestres yogues nos ensinam que cada pensamento molda a nossa vida e que precisamos aprender a ser sábios antes dos acontecimentos, antes que seja tarde demais.
Como os acontecimentos passados moldam o presente e os acontecimentos do presente moldam o futuro, devemos fazer com que esses acontecimentos tenham sabedoria, aceitação, abençoando cada atividade do dia, cada momento, com a intenção de fazer o melhor, acolhendo cada momento com a segurança e apoio do espaço de Luz do Ser interior.
Como controlar os pensamentos negativos II
Como disse o escritor e conferencista alemão Eckart Tolle:” Seja qual for o conteúdo do momento presente, aceite-o como se você o tivesse escolhido. Sempre trabalhe com ele, não contra ele. Torne-o seu amigo e aliado, não seu inimigo. Isso vai milagrosamente transformar toda a sua vida”.
O que ele está dizendo é para você desenvolver a aceitação, fazer amizade com você mesmo, com seu momento presente. Não se torturar com pensamentos negativos e nem criar sofrimentos inúteis por causa do apego, das inseguranças geradas pelo medo e das impressões antigas de falta de confiança em si mesmo.
Como a energia emocional é flutuante, não temos domínio completo de nossas emoções. Ao entender isso, nós nos libertamos do perfeccionismo que escraviza e desvaloriza nossas ações. Não precisamos ser sempre equilibrados. Temos que sentir paciência e caridade conosco e aprender a voltar ao equilíbrio.
Precisamos entender nossos egos negativos, que é o conjunto das emoções doentias e conflitos internos como pânico, depressão, fobias, pensamentos obsessivos, complexo de inferioridade, preocupação exagerada com a própria imagem ou com o futuro.
Quem tem essas emoções é instável e desprotegido, e qualquer problema ou ofensa o perturba. Quem tem emoções saudáveis é tranquilo, contente. Sente-se protegido e é capaz de superar os desafios e administrar melhor seus problemas.
Como vencer o ego negativo
Para vencer o ego negativo, é necessário aprender a ser humilde. Reconhecer os erros, aprender com eles, aceitar as outras pessoas e os acontecimentos. Entender que é humano, com defeitos, imperfeições. Que pode ser paciente, gentil consigo mesmo e conquistar as emoções negativas com a força do espírito e a vontade hábil da alma.
A Filosofia do Yoga nos diz para sermos fortes como um aço, e ao mesmo tempo, macio como a manteiga. Duro como um diamante e suave como uma pétala de rosa. Encontrar esse equilíbrio é um grande desafio. Essa é a meta do Yoga: viver o dourado caminho do meio como ensina a Bhagavad Gita, uma sagrada escritura do Yoga.
Isso é fácil? Com certeza não. É o resultado de muita determinação, perseverança, autoesforço. A mudança está em suas mãos. Construa uma mente com arquivos positivos. Quando um pensamento negativo ‘assaltar’ sua mente, afaste-o com determinação. Duvide dele. Volte-se para os pensamentos e sentimentos positivos.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!