Como cuidar da higiene íntima do bebê

Cuidar da higiene íntima do bebê já começa no nascimento; veja as dicas  

Se ao ler esse título lhe vem à mente aqueles clássicos sabonetes líquidos para higiene feminina, saiba que há muito mais para conhecer. Hoje vou falar sobre como cuidar da higiene íntima do bebê.

Para começar, é importante lembrar que o microbioma da genitália feminina e masculina são bem diferentes. Isso significa que o conjunto de micro-organismos que vivem nas partes íntimas de homens e mulheres, sejam bactérias, fungos ou vírus bonzinhos ou malvados, são distintos.

Os bebês dos dois sexos estão expostos à degradação da sua urina. Isso eleva o pH da pele nessa região e torna o ambiente tremendamente propicio para o crescimento de bactérias oportunistas, como a Candida albicanse o Staphylococcus aureus. As meninas sofrem com o perigo das vulvo vaginites. Aliás, esta lição se aprende desde cedo.

Como cuidar da higiene íntima do bebê

Então, escolher a fórmula ideal para usar na higiene íntima é vital desde o nascimento. Para a higiene dos bebês, os cuidados de limpeza a cada troca de fraldas envolve remoção e lavagem de fezes e urina com água morna e fórmulas bem suaves, que respeitam a fisiologia delicada e o pH ligeiramente ácido da pele nessa região. Assim, menos é mais. Logo, não se pode exagerar, pois a pele ainda é muito frágil e muito permeável. Isso significa que substâncias presentes nos cosméticos podem facilmente atravessar a pele e causar irritação.

No período do desfralde, quando as crianças iniciam o aprendizado do uso do vaso sanitário, é fundamental fazer a higiene com lenços de limpeza umedecidos em soluções formuladas para esta fase da vida.

Os movimentos de remoção das impurezas sempre é no sentido contrário aos genitais, para evitar que micro-organismos da flora intestinal e cutânea, como Bacillos fecalis, Pseudomona e Streptococcus causem problemas. Esse aprendizado vai perdurar por toda a vida e irá trazer muito mais segurança para a saúde da área íntima, evitando doenças facilmente… com a simples higiene correta após o uso do sanitário.

Para resumir, tenha sempre com você uma embalagem de lenços de higiene descartáveis, pois complementam a limpeza feita com papel higiênico no caso de não poder tomar uma boa chuveirada para a lavagem dos genitais. E contribuem para manter a microflora da pele equilibrada na região íntima.

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br