O ideal é que o primeiro banho do bebê seja feito quando completar 24 horas de seu nascimento; saiba por quê
A maior alegria de uma família é a vinda de um bebê ao mundo. Nada se compara com essa emoção da chegada de um ser humano. Junto aos temores normais sobre a saúde do bebê, os pais de primeira viagem também se sentem inseguros com as rotinas de cuidados simples, como por exemplo, o banho.
Em algumas maternidades, é comum a prática de limpar o recém-nascido e remover o vérnix caseoso, uma cera esbranquiçada, composta por água, lipídios e proteínas, produzido para proteger contra micro-organismos e componentes nocivos, visto que a imunidade do bebê ainda está em desenvolvimento.
Esse manto natural também hidrata a pele e auxilia na regulação de temperatura. Por isso, é importante mantê-lo nas primeiras horas de vida. De acordo com especialistas, não é necessário e nem recomendado banhar a criança dentro das primeiras 6 horas de pós-parto.
Como deve ser o primeiro banho na vida de um bebê?
A Organização Mundial da Saúde afirma que o mais indicado é dar o primeiro banho depois das primeiras 24 horas de vida no ambiente externo à placenta. Isso para evitar expor o bebê a qualquer coisa que possa ser nociva dentro das primeiras horas de adaptação ao novo ambiente.
A verdade é que a higiene do bebê depois do primeiro dia deve ser realizada da maneira mais delicada possível, usando água morna e um sabonete líquido bem diluído, com pH neutro, especial para recém-nascidos. E somente na área de fraldas, já que é aqui onde se acumulam impurezas vindas das secreções de urina e fezes. Menos é mais, esta é a regra simples e segura para cuidar dessa preciosidade que é o bebê recém-nascido.