Como educar meu primeiro filho?

Veja oito dicas de como educar um filho. Fora o amor, é preciso estabelecer limites e saber distinguir a tênue fronteira que separa o pai do amigo.  

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Sou um pai de primeira viagem. Acabei de ter o meu primeiro filho. Sem experiência nenhuma, sei que não há um manual de instrução para poder educar um filho. Mas como é o primeiro filho, acredito que a minha chance de errar seja grande. Gostaria de saber qual é o caminho possível para poder errar menos. Que dicas a senhora me daria?”

Resposta: Primeiro parabéns pelo seu filho. Você tem a mesma preocupação de todos os pais que amam os seus filhos. Não importa se é o primeiro ou o décimo: todos os filhos são diferentes].

Cada um de nós filtra as experiências de uma maneira por vários motivos.

8 dicas para educar o primeiro filho

Se eu tenho dicas?

1ª A primeira você já sabe e tem: que é muito amor pelo seu filho.

2ª Depois forme uma relação de confiança desde bebê com o seu filho.

3ª Crie vínculos através de momentos bons e significativos para os dois.

4ª Não são necessárias conversas formais. Ao contrário, viva a relação com o seu filho no dia a dia. Conhecendo o mundo junto com o seu filho.

5ª Lembre-se de que você irá errar. Mas não existe erro que não possa ser consertado com o reconhecimento e tentar outra vez.

6ª Uma dica que eu posso te dar é para dar limites ao seu filho e regras claras conforme o desenvolvimento dele e a idade.

7ª Outra dica é ser pai e não querer ser amigo o tempo todo. Terá ocasiões que terá de dizer não, mesmo que isso signifique ouvir choro ou o quanto você é injusto.

8ª Existe uma linha muito tênue entre ser pai e ser amigo.        

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.

Continua após publicidade