E-mail enviado por uma leitora:
“Como explicar a elas que terão que ficar sem ver a avó, por um período que não sabemos de quanto tempo. Eles adoram ir na casa da avó, e isso acontece uma vez por semana.
Resposta: Os seus filhos têm razão: ir na casa dos avós é a melhor coisa. Lá não tem regras e os avós mimam os netos. A melhor maneira de explicar é dizer que, como são mais velhos, os avós podem ficar doentes mais facilmente que nós, e que durante um tempo, todos ficarão mais em casa para evitar passar de um para o outro.
Deixe bem claro que a culpa não é dos seus filhos. mas sim de um vírus que está circulando; e que por isso temos de adotar novos hábitos de higiene: lavar as mãos com água e sabão com mais frequência e principalmente ao chegar em casa; usar álcool em gel quando estiver na rua; não espirrar ou tossir sem se proteger levando o braço dobrado ao nariz e boca; usar lenços de papel descartáveis quando assoar o nariz. E quem estiver com suspeita de estar com o novo coronavírus, utilizar máscara cirúrgica. E principalmente, ficar em casa e evitar filas, aglomerações.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.