Como falar de racismo com os meus filhos?

E-mail enviado por uma leitora:

“Fiquei profundamente abalada com o assassinato de George Floyd. Tenho um menino de 3 anos e uma menina de 5. Como falar de racismo com eles? Como criá-los livres de preconceito? Há uma idade ideal para abordar o tema? Numa determinada idade, poderia ser educativo mostrar esse trágico vídeo do assassinato de George a eles?”

Continua após publicidade

Resposta: O mundo está abalado com tanta violência e falta de respeito com o outro. Esse assassinato ocorreu em uma época em que o mundo está abalado com um vírus sem cura e sem vacina por enquanto. O vídeo é muito ruim de ser visto, mesmo por um adulto. Foi um ato repugnante de violência absurda e extremada!

Quando começar a abordar o assunto com as crianças?  

Desde muito cedo, é hora de falar sobre valores e nesse caso estamos falando de respeito. É necessário respeitar o outro. Conversar com os filhos sobre respeito começa na primeira infância (que vai até aos 6 anos de idade), indo até a vida adulta. Este é um dos valores mais importantes para se ensinar. O respeito ao outro pelas ideais, pela religião ou cor.

Uma boa maneira de conversar, é ler livros para as crianças que falem sobre as diferenças. Os HQs de Mauricio de Souza também possuem personagens de todas as etnias e aborda diferenças sociais entre as pessoas.

Continua após publicidade

Gostei muito da sua preocupação. Todos os pais deveriam ter essa preocupação muito antes desse episódio terrível acontecer. Precisou um homem ser morto com tanta violência para o mundo acordar para o preconceito.

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.