E-mail enviado por uma leitora
“Penso em minha carreira como um projeto de vida. E o nosso bem-estar é fruto de nossas escolhas. Assim gostaria de conciliar qualidade de vida, tempo para cuidar de mim, estar com a família, viagens, lazer e ao mesmo ambicionar uma ascensão na minha carreira como executiva, enfim… superar desafios e crescer… É possível levar esses dois ‘projetos’ ao mesmo tempo? Eu acho que não… Deveria priorizar um em detrimento do outro? O que a senhora me aconselha?”
A carreira como um projeto de vida!
Resposta: Que maravilha a sua primeira frase! Poucos têm noção e conseguem enxergar suas carreiras como um projeto, entendendo seu propósito e batalhando para alcançar o que almejam. Também é importante ler que você tem um objetivo: ser Executiva, superando desafios e crescendo.
Respondo desde já, sim, é totalmente possível conciliar todas essas atividades e planos. Diariamente, faço processos de coaching e vejo isso acontecer, na prática. Aliás, aconselho que busque esse tipo de serviço para te apoiar no aumento de performance, gestão do tempo, autoconhecimento e tantas outras funções que esse suporte pode lhe trazer.
Como dar conta de tantas demandas?
Acredito que abrir mão de uma das áreas não será o mais indicado, mas sim conseguir reservar períodos de tempo para cada coisa. Quando usamos o máximo da nossa potencialidade, somos capazes de realizar muito e com muito mais agilidade, em menos tempo.
Para iniciar, comece pensando em como tem gasto o seu tempo. Com planejamento do uso das 24h do dia, é perfeitamente possível que consiga realizar sonhos, planejar, trabalhar e cuidar dos filhos. E até mesmo deixar de lado algum projeto que não faz mais sentido.
Analise quais são as maneiras de você alcançar esta posição que almeja, a de Executiva, quais competências precisa desenvolver, o que necessita aprender e qual o caminho que terá que ser trilhado, de maneira assertiva, para chegar onde deseja. Estipule objetivos e, para cada um, metas a serem alcançadas. E não desanime, siga uma a uma com firmeza, comemorando as pequenas vitórias.
Comece também a observar como tem usado o seu dinheiro, por incrível que pareça, as pessoas, quando mais jovens, não conseguem vislumbrar seu futuro, velhice e mal organizam suas finanças para serem capazes de dar conta dos seus sonhos, projetos, viagens e de sua família. Certamente, uma pessoa com as finanças em dia é mais feliz, produz melhor e entende como desenhar seu futuro com mais tranquilidade.
Quais têm sido hoje as maneiras que encontra para usar suas potencialidades e tempo?
Separe o urgente do importante
Faça uma lista do seu dia a dia, analisando cada tarefa, diária e minuciosamente, por pelo menos uma semana. Comece anotando tudo o que faz, em quanto tempo realiza determinada atividade (seja da vida pessoal, acadêmica ou profissional) e ao lado coloque se aquela tarefa é importante, foi realizada por uma urgência ou ainda se poderia ser deixada de lado.
Isso te fará ter uma visão mais ampla sobre sua rotina. Christian Barbosa é um estudioso do tempo e da produtividade. Você pode buscar livros e informações que ele compartilha que te apoiarão nesse sentido, aprofundando sua compreensão sobre o tema.
Também é preciso relaxar
Aprenda a descansar! Quando queremos dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo, nos esquecemos de que nosso cérebro precisa de um tempo para relaxar e que nosso corpo se beneficiará muito de um descanso! Produziremos melhor se nossa mente estiver relaxada. Às vezes ficamos no escritório horas e horas na ilusão da produtividade, quando, na verdade, não estamos usando bem aquele tempo.
Como tem sido a sua rotina no trabalho? Quantas horas fica no escritório?
Pense sobre como tem usado as horas no trabalho, reuniões intermináveis, problemas que poderiam ser rapidamente resolvidos com um telefonema, perda de tempo com redes sociais e projetos inacabados. Organize-se para conseguir estabelecer prioridades e siga à risca sua rotina. E deixe de lado tudo o que apenas toma seu tempo sem lhe trazer nenhum resultado.
Use a tecnologia a seu favor: o que pode ser otimizado e simplificado com o uso de aplicativos e demais ferramentas da informática? O que você pode substituir e mudar em sua rotina?
O ótimo é inimigo do bom
Aprenda também a delegar tarefas, muitas clientes acabam exagerando na necessidade de perfeição, querendo fazer elas mesmas coisas que poderiam ser delegadas às secretárias do lar, aos familiares ou ainda serem feitas com menos detalhe e mais agilidade. Não precisamos de perfeição, mas de ação. Deixe a culpa de lado, reconhecendo que pode e deve pedir ajuda.
Ah! Faça uma lista simples, com palavras-chave, antes de dormir, priorizando o que deve ser feito em todas as esferas de sua vida no dia seguinte. Assim você vai começar a perceber em que tem gasto energia desnecessariamente e no que pode investir mais!
Se alimente bem e faça atividade física
Por mais que pareça perda de tempo, gastar alguns minutos organizando o cardápio e cuidando do corpo só trará benefícios, pois, mente e corpo sadios serão essenciais para se sentir cheia de energia e dar conta da rotina agitada. Alimentos processados, gordurosos, cheios de açúcar, podem ser uma rápida solução para a fome, mas somente te deixarão mais lenta!
Há algo que precisa ser deixado de lado?
Essa minha última dica pode parecer estranha, mas, repense também sobre projetos que podem ser abandonados (sim, isso mesmo, sabe aquilo que insistimos, mas no fundo sabemos que deveríamos abrir mão?). Quando organizamos nossa rotina, planejamos e usamos bem nossas 24h, começamos a perceber que algumas coisas têm nos puxado para baixo. Existe em sua vida algo que você não consegue abrir mão, mas que seria muito importante para conseguir voar mais alto? Liberte-se de ideias, paradigmas e projetos antigos, abraçando somente o que vai lhe trazer verdadeiro resultado. Eu acredito que você conseguirá!
Sucesso!
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga ou consultor em Recursos Humanos e não se caracteriza como sendo um atendimento.