por Simone Sarti
Resposta: A panturrilha (também conhecida como “batata da perna”) é formada pelos músculos gastrocnêmios e sóleo. Eles são responsáveis pelo movimento de flexão plantar, ou seja, quando você fica na ponta dos pés. Portanto todo exercício para essa região exige que se faça esse movimento.
É também um grupo muscular de grande importância, pois faz o papel de “ bomba muscular” para o retorno venoso. É através da contração desses músculos que o sangue ganha maior impulso para retornar ao coração. Os exercícios para essa musculatura podem ser feitos de diversas formas: em máquinas apropriadas, com elásticos, sobre um degrau ou step, etc.
É importante lembrar que o aumento da massa muscular é determinado pela genética, portanto uns podem conseguir melhores resultados do que outros. Agora, para conseguir o melhor possível, você pode seguir algumas dicas.
A primeira delas é que se dê a mesma importância que se dá ao treino de outras partes do corpo, o que geralmente não acontece, pois treina-se muito peitorais, bíceps, costas e etc e poucos exercícios para panturrilha, ainda por cima, sempre no final da sessão. Então: grande intensidade nos treinos (altas cargas e poucas repetições), maior número de exercícios e treino no mínimo 3 x na semana;
Coloque esses exercícios, mais no início da sessão para que você esteja com mais energia na hora de executá-los;
Exercícios bem variados, não faça sempre os mesmos para dar diferentes estímulos ao músculo;
Procure trabalhar com grande amplitude, evite movimentos muito curtos;
E principalmente, mesmo sendo esse um músculo muito resistente, não esqueça de aquecer e alongar adequadamente, pois uma lesão aí, fará com que você fique parado por um bom tempo, até que a musculatura se recupere.