Como gerir minha carreira e cuidar da minha família?

Como equacionar minha carreira, aliada ao cuidado com a família, e buscar ascensão profissional?

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Tenho acentuadas em mim as questões emocionais relacionadas à família. Sinto-me refém disso (não me sinto livre e autônomo) e na prática não mando na minha carreira como deveria, no sentido de tomar decisões de forma equilibrada. Sei que se me dedicasse a certas especializações, lá na frente, o ganho financeiro seria mais efetivo. Mas para dar o conforto que a minha família merece, pego os jobs que vão aparecendo e não cuido de minha ascensão profissional. Na teoria parece simples, procurei equacionar meu tempo num meio-termo, fazendo as duas coisas… Isso me traz culpa em relação à família, não consigo pensar em mim primeiro. Enfim, resumindo… como faço para ‘mandar’ na minha carreira? Ficarei muito feliz se vocês do Vya Estelar puderem me ajudar… Muito obrigado.”

Pegue as rédeas da sua situação!

Resposta: A primeira coisa que você precisa entender é que nada externo, nenhum fator, situação, empresa, ideologia ou pessoa está no controle da sua vida e carreira.

Nitidamente, no seu texto, fica claro como você não pegou as rédeas da sua situação e se vê refém de algo externo. Dessa maneira, será bastante complicado acreditar que é capaz de mudar qualquer coisa.

Certamente, falta planejamento e gestão do tempo, dividindo a sua rotina em períodos para cada necessidade e para a realização dos seus sonhos; viver no piloto automático não é bom para ninguém.

Todas às vezes que alguém me fala sobre as dificuldades em relação a qualquer coisa na vida, me recordo que vi, na academia que frequento todo dia, duas pessoas com dificuldades de locomoção, sendo um cadeirante e um aluno que possui apenas um braço. Sempre que os vejo, ambos estão simultaneamente em diferentes aparelhos, com as possibilidades que têm, da forma com a qual a vida se apresenta para eles e os dois progridem, sem se vitimizarem, eu fico verdadeiramente animada.

Continua após publicidade

Podemos comparar as dores?

Claro que dores não se comparam e não estou dizendo que a sua é descartável, mas, devemos enxergar o exemplo e incentivo de quem tem disciplina e não se deixa abater pelas circunstâncias, sendo essas apenas um incentivo e não um impeditivo.

Longe de querer ser dura contigo, quero mesmo é te mostrar que é totalmente possível conciliar mudança, com o amor pela família e a constância na entrega das atividades atuais. Basta uma mudança de mente, decisão clara e rotina disciplinada.

Para não parecer apenas filosófica, vou deixar alguns truques que, se bem aplicados, assim como os meus clientes têm sucesso, você terá também!

Para resolver essa questão, siga os passos abaixo:

1) Comece verificando os perfis das vagas anunciadas, o que eles pedem? O que o mercado tem solicitado?

2) Quais competências técnicas e comportamentais os profissionais que se destacam na área na qual você atua possuem? Você pode fazer contato com eles e pegar informações valiosas.

Continua após publicidade

3) Após isso, anote como você alcançará cada uma dessas habilidades, colocando ao lado o tempo e os recursos que serão usados para concluir isso, exemplo: inglês avançado – concluirei em 1 ano meio – preciso renovar a matrícula na escola de idiomas – gastarei X por mês – farei 2 aulas por semana – iniciarei em tal data. Desta forma, você estará ciente do que deve fazer e de como deve fazer, se planejando.

4) Planeje o tempo, dividindo para cada atividade e necessidade; conte com uma rede de apoio que possa lhe ajudar no momento em que tiver que priorizar alguma das áreas da sua vida.

5) Faça networking: outro problema de se acomodar é deixar de fazer networking, trocar com diferentes grupos, pessoas e realidades, conhecendo mercados e segmentos diversos, bem como novas ferramentas e tecnologias. A grama do vizinho às vezes realmente é mais verde, pois ele cuidou melhor dela.

6) Comece a se mostrar para o mercado, publicando suas ideias e textos, fazendo contatos e se colocando à disposição para ajudar.

7) Por fim, liste o quais ações tomará para que essas mudanças sejam aplicadas de maneira efetiva e conte com o apoio da família que tanto ama para essa virada 180 graus na sua vida!

Sucesso!

Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching CRP: 06/74914 https://www.lucianevecchioconsultora.com.br