Como iniciar um relacionamento após se separar?

Veja neste post cinco dicas para você poder iniciar um relacionamento com tranquilidade e sem estresse após uma separação

Consensual ou não, se recuperar de uma separação é um processo que sempre gera um custo emocional. E isso depende de como cada um lida com esse término. É preciso que cada um reprocesse a condição de ficar só, cada um do seu jeito.

Continua após publicidade

Para um novo relacionamento, é sempre importante que ambos tenham suas histórias afetivas passadas bem resolvidas, para que isso não interfira no novo relacionamento.

Observar o passado é importante para não incorrer em conflitos já conhecidos.

5 dicas para iniciar um relacionamento após se separar

  1. Viva intensamente o que emergir nesse novo relacionamento. Permita-se se entregar aos próprios sentimentos e aos da outra pessoa.
  2. Seja o mais transparente possível ao se expressar, para que possam realmente se conhecer profundamente.
  3. Concentre-se no que acontece AGORA entre vocês e não em suas expectativas sobre o que espera para o amanhã. Desfrute dessa oportunidade de descobertas que acontece no início da relação e de ir desvendando o outro. Quando a interação flui, isso é apaixonante.
  4. Diversão é o ponto de partida para se ter um relacionamento, fluído, tranquilo e prazeroso. Tensão ou estresse não é a tendência que deva predominar, ainda mais no começo do relacionamento.
  5. Lembre-se sempre que o bom relacionamento dependerá da plenitude que ambos possam viver na convivência. Portanto, é uma construção feita e vivida por ambos, nem a mais um ou outro. Ou seja, estamos falando de reciprocidade.

Cultive sempre bons sentimentos em seu relacionamento, esta é a premissa de se estar a dois. Enfim, o relacionamento depende da tranquilidade que se tenha para lidar com todas as solicitações do cotidiano, desde programar aquela viagem de férias, como lidar com uma situação difícil.

Viva e seja feliz no seu relacionamento!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br