por Jou Eel Jia
Final de ano traz um momento de reflexões e novas metas para o novo ano. Acumula-se a isso o cansaço de um ano de trabalho associado às festas de fim de ano e aos muitos outros compromissos. Tudo isso acaba aumentando ainda mais o estresse.
A consequência são as somatizações como dor na coluna, dor de cabeça e mal-estar geral aliado às festas e à comida que podem trazer problemas gastrointestinais.
Muitas vezes acaba-se descarregando a ansiedade em cima da comida, comendo em excesso alimentos inadequados para o clima do verão; ou seja, os alimentos quentes mais adequados ao inverno do clima europeu como frutas secas e panetone.
O excesso de bebida traz a ressaca do álcool, que tem seu consumo muito encorajado pela nossa cultura nesta época.
O que fazer então?
Alimentação
Tome um lanche antes de ir para as festas, para 'segurar ' a ansiedade e não comer em excesso quando chegar lá. Pode ser um peixe grelhado ou mesmo um sanduíche mais natural.
Vai comer rabanada? Coma apenas uma ou se puder evite os alimentos calóricos como nozes, uva-passas…
É importante buscar uma alimentação saudável baseada em frutas e verduras.
Álcool
Evite o excesso de álcool sempre e se der ressaca no dia seguinte tome suco de laranja com pepino, água de coco, suco de melancia com melão. Escolha o que mais gostar.
Sono
Além do Réveillon as pessoas fazem ainda mais festas reunindo-se com amigos e parentes que costumam adentrar a madrugada, prejudicando o sono e agravando ainda mais o estresse. Isso pode ser compensado durante o dia com uma soneca após o almoço para ajudar a revitalizar as funções do organismo.
Férias
Não coloque expectativas ou preocupação antes de uma viagem para evitar que você se estresse.
Para 2016
Faça um exercício mental para 2016 enchendo sua mente de positivismo e autoconfiança, isso vale para as férias também.
Uma forma de planejar suas metas, é fazer uma reflexão do que aconteceu nas diversas áreas de sua vida neste ano.