Como lidar com o machismo empresarial

Veja neste post 10 dicas para você poder lidar com o machismo empresarial, principalmente em empresas de TI – tecnologia da informação

E-mail enviado por um leitora:

“Estou no último ano do curso de tecnologia a informação. E consegui uma vaga de estagiária numa grande empresa de TI que trabalha com marketing digital, SEO… Mas percebi que a cultura machista predomina nesse mercado. Como lido com isso?”

Resposta: Sou empática à sua dor. Não deve ser nada fácil batalhar para chegar até aqui e se deparar com uma situação dessas, não é mesmo?

A primeira coisa que quero te dizer é para que não desvie o seu foco dos seus objetivos, dando mais atenção a essa questão do que a todas as suas conquistas. Não se deixe intimidar por um ambiente mais hostil, mas, prevaleça por meio do seu trabalho, pontos fortes e ideias.

O mundo de TI foi, por décadas, predominantemente masculino e isso acabou até mesmo distanciando as mulheres desse segmento, que se sentiam inferiores e inferiorizadas.

Porém, já há programas visando incentivar a área de TI como opção de carreira para as mulheres, que também apoiam aquelas que, como você, já estão vivenciando essa situação.

Machismo empresarial: para te ajudar a enfrentar essa situação, seguem algumas dicas:

1. Quando te interrompem

No momento em que estiver colocando suas ideias em pauta e for interrompida, se posicione e informe que ainda está falando, sem medo de se colocar. Mostre que tem os mesmos direitos de se expressar, com gentileza e delicadeza. Mesmo os mais radicais, certamente se acostumarão a escutar primeiro e se expressar após o término da sua fala.

Continua após publicidade

2. Se perceber que, por ser mulher, alguém está deixando de te passar um feedback ou falar abertamente com você

Mostre segurança e exponha sempre o fato envolvido no problema, não as emoções, para que a pessoa compreenda que você mesma estabeleceu um limite entre aquilo que deve ser discutido e a emoção envolvida no problema.

3. Entre em batalhas que valham a pena

Gaste sua energia lutando pelo que realmente vale a pena. Algumas situações é melhor mesmo deixar passar e continuar o seu caminho, pois, se for parar para discutir com cada um que pensa diferente, perderá o foco na sua carreira e desenvolvimento, que é o mais importante.

4. Se respeite!

Se respeitar e ser assertiva é uma forma de conquistar espaço

Se não concordar com algo, posicione-se, explicando de maneira calma, mas, firme, a sua posição, conquistando o seu espaço nesse ambiente de trabalho.

5. Se perceber que estão insinuando que você não sabe fazer algo que você já sabe

Mostre seus resultados, os fatos e ideias, deixando claro que conhece a teoria e a prática. Afinal “essa é a sua praia”, a área que você domina; e não se deixe intimidar por quem tem mais anos de carreira! Todos podemos aprender uns com os outros.

Continua após publicidade

6. Se alguém se apropriar da sua ideia

Confirme a mensagem do colega, dizendo: “fico muito feliz que tenha aprovado a minha ideia e trazido à mesa de discussões”, revertendo a situação e colocando a pessoa como seu aliado.

7. Use de estratégia

As mulheres sempre foram conhecidas pelas suas emoções, quem de nós nunca ouviu: “ah, está de TPM?” Não perca a sua essência feminina, mas, crie estratégias de sobrevivência, como estabelecer parcerias com colegas que são peças-chave em departamentos parceiros, conquistando aliados.

8. Se alie a outras mulheres

Se há no seu ambiente de trabalho, mesmo que em outros departamentos, mais mulheres, firme alianças com elas, pois, juntas vocês se sentirão mais fortes para enfrentar a situação.

Continua após publicidade

9. Discuta com o RH a possibilidade de fazerem campanhas de conscientização

Às vezes só o que está faltando é informação e educação para que as pessoas mudem as suas atitudes e ajam com respeito no ambiente de trabalho. Quando essas ações partem da Diretoria, por exemplo, fica claro que é um valor para a empresa o respeito às mulheres e a tendência é de que a ideia atinja mais pessoas, que poderão conscientizar outras com mais facilidade.

10. Denuncie

No caso de verificar alguma situação real de assédio, leve as provas do caso às lideranças para que tomem providências e não se deixe intimidar.

Coloque essas ações em prática e depois compartilhe comigo os resultados!
Sucesso!

Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching CRP: 06/74914 https://www.lucianevecchioconsultora.com.br