Como lidar com pessoas que “se acham”, ou melhor… “que têm certeza”?

por Silvia Maria de Carvalho

"Como lidar com pessoas que têm o ego muito avançado? É o caso de minha melhor amiga. Ela se acha demais em tudo, e diminui tudo pra aumentar o ego dela. Sem falar que não posso ser sincera com ela sobre o que acho, pois ela não admite de jeito nenhum. A gente começando a brigar muito por isso, penso em me afastar mas a amo demais. Gostaria de uma resposta mais do que tudo"

Continua após publicidade

Resposta: Se a gente olhar bem de perto, cada pessoa tem lá suas questões complicadas ou modos de se comportar, muitas vezes, inadequados.

Pondere e permita-se novos pontos de vista

Colocar na balança é a grande arte da vida. Certamente, como você mesma disse, há amor nessa amizade e se você pensar bem, pode lembrar do que há de bom nesse vínculo. Fosse diferente, não seria sua melhor amiga, não é?

Flexibilize: nade a favor da maré

Continua após publicidade

Muito ousado de minha parte dar conselhos, mas tenho visto benefícios quando as pessoas aprendem a nadar a favor da maré. Por momentos, penso o quanto vale a pena questionar quem acha estar com a razão. Tenho optado por concordar "verbalmente". Claro que é preciso avaliar cada história na sua particularidade, mas de modo geral, vem a pergunta: de que serve mesmo a razão?

Temos a mania de querer enfiar na cabeça do outro nossas opiniões e certezas. Até parece que só existe um modo certo de se viver! Quanta coisa se perde quando se está convicto de uma ideia.

E também tem outra: as coisas mudam, a vida gira. O que era ontem não necessariamente é o mesmo de hoje. Vira e mexe, lá vem a gente querendo manipular as situações. Acho que é preciso aceitar, com mais naturalidade, os momentos de vida que, por vezes, afastam ou atraem; estreitam ou estremecem as relações, principalmente aquelas de uma vida toda.

Continua após publicidade

E dar tempo ao tempo. Propor outro tipo de atividade. Parar de falar as mesmas coisas que estão causando conflitos. Há tanto pra se viver…

E se você não pode dizer tudo, é provável que possa dizer algo. E se ela não pode concordar com tudo, certamente há algo diferente que se possa conversar.