por Rosemeire Zago
"Sou casada há 27 anos, meu marido tem diabetes, já foi ao médico, mas se recusa a se tratar. O que eu faço?"
Resposta: O mais indicado é fazer com que ele perceba a necessidade e importância do tratamento, mostrando-lhe artigos baseados na literatura. Como você cita que ele já foi ao médico, acredito que o mesmo tenha dado todas as orientações necessárias, não é mesmo?
O fato dele negar a se tratar e assim ter um controle sob uma doença tão séria, não trará conseqüências apenas para ele, mas para você e a família como um todo. Ele tem essa consciência? O que ele justifica para negar tal tratamento?
O apoio dos familiares é imprescindível, como colaborar para uma reeducação alimentar, incentivar a fazer atividade física, mas nada por ser feito sem a colaboração e desejo dele. Ainda que ele negue, não desista. Procure participar de palestras, artigos específicos e compartilhe com ele. Aos poucos ele poderá tendo uma maior consciência do quanto o controle da doença poderá melhorar diretamente sua qualidade de vida.
Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.