por Rosemeire Zago
"Tenho muita dificuldade em lidar com meus erros, apesar de já ter feito terapias. O que posso fazer nos momentos em que o sofrimento fica mais intenso?"
Resposta: Geralmente a pessoa que tem dificuldade em lidar com os próprios erros é exigente e rígida consigo mesma, e muitas vezes com os outros.
Você já refletiu o quanto é rígida em seus comportamentos?
Como aprendeu esse comportamento?
Quem agia dessa forma com você?
Pense sobre isso.
Quando lembrar de algum erro que cometeu, considere como pensava na época, o que te fez escolher aquele determinado caminho, ter feito aquela escolha naquele momento. Hoje você agiria de outra forma? Provavelmente. E por isso sofre?
Como lidar com os erros
Lembre-se que na época você agiu da melhor forma que podia, de acordo com seus valores e crenças da época, e você mudou, cresceu, evoluiu. Portanto, compreenda que naquele momento você pensava diferente de hoje, e por isso, hoje provavelmente agiria de outra maneira.
Ter dificuldade em lidar com os erros pode fazer com que os negue, ainda que inconscientemente, o que só irá piorar. Exercite ser flexível.
Frase de Carl Gustav Jung: psiquiatra suíço (1875-1961)
“A verdade sai do erro.
Por isso nunca tive medo de errar,
nem dele me arrependi seriamente”
Quase sempre aprendemos e chegamos na verdade ao errarmos. É isso mesmo! Mas, quantos erros cometemos até chegarmos à verdade? Muitos!!! Isso faz parte do aprendizado de todos nós.
O que fazer quando o sofrimento for intenso? Esteja atenta as lições que estará te trazendo. Todos nós estamos em constante processo de mudança e evolução, e muitos de nós, erramos muitos para atingirmos a experiência e o aprendizado.