Entenda por que sentir gratidão pode te ajudar a se libertar do medo
Quero convidar você para mergulhar na jornada interior. Torne-se um verdadeiro buscador para ficar consciente e grato da grandeza e destemor em seu mundo interior. Mergulhe praticando a meditação diária e tenha sua própria experiência de perceber sua própria luz e coragem interior. Não deixe que o medo infundido o paralise ou o desencoraje. O medo pode privá-lo de sua própria vida, de sua realização e alegria. Quando você sente medo e insatisfações, você reclama, fica com raiva, ofendido. O que acontece? Você fica desanimado, frustrado, deprimido, perde a esperança. Seu corpo físico enfraquece e seu espírito fica desencorajado.
Sentir gratidão te traz força para superar e aceitar os acontecimentos
As pessoas costumavam a perguntar ao Mestre Yogue Baba Muktananda: “Qual a maneira de viver a minha vida?” Ele respondia: ”Em gratidão”. Se você tiver gratidão, você tem tudo. Você tem força para superação e aceitação dos acontecimentos de sua vida. Quem cria o hábito de agradecer a todas as coisas, pessoas e fatos, se liberta das preocupações, tristeza, depressão, frustrações. Torna-se mais tranquilo, bem-humorado e resiliente. Experimente agradecer mais e mais, até as coisas difíceis, e sinta-se revigorado para fazer o que precisa ser feito, para ir onde necessita ir, sem sentir que a vida é uma luta árdua e uma fadiga sem fim.
A luz faz você se aproximar do seu Ser interior
A jornada interior é o caminho da meditação, das contemplações para o autoconhecimento. Durante esse caminhar para dentro de nós mesmos, reconhecemos nossa luz, mas também nos deparamos com nosso lado de sombra. Percebemos nossos pensamentos, emoções e sentimentos desagradáveis e negativos que nos mantém distanciados de nosso Ser interior, fonte de toda coragem e contentamento.
Construa um caminho luminoso de paz e alegria a cada dia
Portanto, é uma busca que traz muita alegria, libertação, mas depende de motivação, perseverança e disciplina. Você precisa renovar todas as manhãs, todos os dias, o compromisso com você mesmo de ser mais feliz, com destemor e autoconfiança.
Você pode não estar familiarizado com a meditação, mas sua própria respiração é sua fiel companhia para lhe conduzir para níveis tranquilos.
• Primeiramente, você precisa apenas aquietar e relaxar seu corpo. Pode se sentar em uma cadeira, com a coluna alinhada. [não precisa se sentar no chão com as pernas cruzadas]
• Siga seu ritmo natural de respiração. Sem fazer nada para respirar.
• Nem tente parar sua mente. Você vai apenas observá-la e perceber como ela se distrai. Deixe os pensamentos irem e virem.
• Com a prática da meditação, os pensamentos vão diminuindo, pois a mente vai se aquietando por ela mesma.
Convido você agora para experimentar uma breve meditação, por alguns instantes:
Posicione seu corpo confortavelmente, sentado em uma cadeira, com os pés paralelos no chão. Procure se sentar sobre os ísquios, ossos dos quadris, para conseguir uma postura alinhada e equilibrada. Peito aberto e ombros relaxados. Postura firme e leve ao mesmo tempo.
Feche os olhos. Relaxe seu rosto, com um leve sorriso. Sinta como é bom passar um tempo em sua própria e boa companhia.
Inspire profundamente e expire mais longamente por três respirações. Faça isso com calma, sem forçar. Observe seu corpo. Perceba se existe alguma tensão e relaxe ainda mais a cada expiração mais longa.
Depois volte ao ritmo natural da respiração. Comece a seguir sua respiração. Coloque sua atenção como a vida respira em você, na medida em que o ar entra e sai.
Quando você acompanha o ritmo da respiração, você vai ficando quieto e o caminho da meditação se abre para você. A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Quando você encontra a quietude na respiração, a mente vai se acalmando.
Mantra de apoio para aquietar a sua mente
Para aquietar mais a sua mente, o mantra é um grande apoio e um amigo para esse voltar-se para dentro. O mantra Om Namah Shivaya (que significa: Eu honro Deus que habita em mim), é um veiculo para purificar sua mente e lhe conduzir para níveis mais e mais calmos.
Inspire naturalmente e repita mentalmente Om Namah Shivaya. Expire e repita mentalmente Om Namah Shivaya.
Entenda que quem medita, perde o mantra, várias e várias vezes, porque a mente se dispersa. Isso é natural. Quando perceber que a mente se distraiu, gentilmente, volte-se para a respiração e para o mantra.
Quando quiser abra os olhos e sorria para você mesmo. Sinta como foi sua experiência de meditação.
Você aprende a meditar, meditando. Cada meditação é importante. Mesmo que você ache que não meditou, que só ficou pensando, você começou um processo de autodomínio, de autoconhecimento.
Muitos desistem de meditar assim que começam porque pensam que vão logo encontrar um estado de paz. Precisam, porém, entender que têm que atravessar zonas de pensamentos, sentimentos radicados há muitos anos.
Praticar 15 minutos por dia traz grandes benefícios
É necessário estar determinado a alcançar o objetivo que é a tranquilidade da mente. E, com a prática regular da meditação, ir dissolvendo esses padrões mentais negativos, contorná-los e superá-los. Uma boa prática diária de 15 minutos traz grandes benefícios em todos os sentidos, físico, mental, emocional e espiritual.
Não volte atrás quando encontrar obstáculos ou as coisas não acontecerem como você quer. Se abandonar sua meta, o medo e o descontentamento o atormentarão. Não abandone sua força no momento em que enfrentar desafios. Assuma agora esse compromisso consigo mesmo de continuar, com perseverança, em busca dos tesouros interiores como contentamento, destemor, resiliência, paciência, gratidão, bondade.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!