Não se coloque para baixo, nem por um minuto. Se você está se sentindo pecador, não merecedor do melhor, faça uma contemplação e pergunte a si mesmo: ”Por que estou tendo esse pensamento?” Em vez de se rejeitar, de pensar que é indigno, pergunte a você mesmo: ”Por que estou com tanto medo, apavorado e sem autoconfiança?”.
Procure descobrir se esses pensamentos negativos lhe revelam alguma coisa que esteja acontecendo com você. Observe a si mesmo e use tudo isso como um desafio para se autoconhecer.
Pense bem de você mesmo
Examine seu coração e perceba que tipos de sentimentos habitam nele. Pense bem de você mesmo. Descubra suas qualidades, sua própria bondade. Faça disso uma prática para o autoconhecimento e para alcançar uma boa autoestima. Somente quando você aprender a se amar e a se valorizar, seu destino se modificará para melhor.
Você não é o ego e seus disfarces. Não deixe a mente negativa lhe pregar peças e lhe diminuir. O ego só tem força sobre você, quando você permite se sentir culpado, pecador, indigno. Se você errar, não se culpe, mas se arrependa, peça desculpas e aprenda com os erros.
Reconheça a verdade que dentro de você mora o Supremo. Entenda que o Ser interior habita em você como a Chama divina, portanto pense elevado sobre o seu Ser, que é sua verdadeira identidade.
Coragem: não se sinta como vítima, supere desafios
Deixe de se sentir vítima e supere seus desafios e sua colheita kármica com coragem, aceitação e aprendizado. Quando pensa que seus problemas são os mais importantes e que ninguém está sofrendo como você, liberte-se desse sentimento de tristeza, medo e ansiedade. Ajude alguém mesmo quando estiver sofrendo, e quando você perceber suas preocupações não estarão mais lá.
Baba Muktananda, um grande Mestre Yogue disse: “Se você deixar de considerar os seus problemas como muito grandes e mais importantes do que as outras pessoas e der aos outros sua atenção e a sua ajuda, então uma coisa misteriosa acontece. Deus leva embora seus problemas. Experimente isso um dia”.
Como nos ensina o Yoga, quando você está ocupado ajudando e apoiando os outros, Deus está ocupado ajudando e apoiando você. Quando você entende isso, seu coração se enche de gratidão.
Ajude alguém sem se lembrar dos ressentimentos. Faça uma boa ação. Apenas faça algo de bom para realizar uma ação dármica, sem apegos. Solte os ressentimentos, mágoas e raiva. Liberte-se para ser mais livre e se conectar com a fonte do amor interior.
Seja um reflexo luminoso para os outros
Torne-se como o sol e dê seus raios aos outros, em vez de esperar que os outros brilhem como o sol para lhe dar calor, segurança e apoio.
Agradeça por poder fazer uma boa ação, porque além de ganhar méritos, você se liberta de muito sofrimento interno e das memórias negativas. Você vai se sentir mais leve e feliz dentro de você mesmo.
Cultive a mente pacífica e o coração bondoso. Desenvolva compaixão e generosidade. Expanda amor à sua volta. A paz e o amor começam em cada coração, em cada mente, em cada lar. Que o Bem prevaleça.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!