Como melhorar meu relacionamento?

10 dicas para você poder melhorar seu relacionamento. Todo relacionamento é uma construção; entenda  

Nenhuma mudança parece ser simples ou fácil de acontecer. E com o relacionamento não é diferente, pois requer esforço e empenho. 

Continua após publicidade

Se você quer melhorar o seu relacionamento, sugiro algumas reflexões e orientações:

1. Ter vontade e desejo de ter um relacionamento saudável e melhor.

2. Desenvolver a sua capacidade de percepção de si mesmo(a).

3. Desejar genuinamente se engajar em atos de mudanças. 

Continua após publicidade

4. Ter disposição para praticar, tentar, praticar novamente e não desistir.

Tudo que vale a pena requer prática, disciplina e renúncias. Comece pelos pequenos passos e pequenas mudanças. Mudanças pequenas se transformam em grandes transformações. 

10 dicas para você poder melhorar seu relacionamento

Respeite as diferenças: nós enxergamos por diferentes filtros, e há vários pontos de vista sobre a “verdade”.

Continua após publicidade

Respire, dê um tempo e só depois fale: não fale quando estiver ativado emocionalmente, pois você pode falar coisas injustas e pode se arrepender depois.

Regra do relacionamento saudável 5/1: isso quer dizer que você deve se concentrar em 5 coisas boas (qualidades) para 1 coisa ruim (defeito). Liste-as.

Dedique-se às pequenas coisas: pedir desculpas quando errar por algo é um ato pequeno, mas é extremamente significativo.

Quer mudança na relação? Seja o primeiro a mudar. Dê o primeiro passo. Seja a mudança que você quer ver no outro.

Reduza as críticas: ninguém consegue sobreviver a um relacionamento onde há mais culpa do que admiração.

Menos é mais: saiba ouvir mais o outro. As pessoas absorvem pouquíssimas informações quando estão fechadas para ouvir. Suavize o seu discurso e fale baixo. Ouvir com o coração é um grande ato de maturidade.

Surpreenda o outro com elogios: pratique mais o elogio e menos as críticas. Lembre-se do que falei acima da proporção 5/1.

Você não precisa estar sempre certo: essa necessidade de afirmação de estar certo impede vocês de se dedicarem ao objetivo comum: ser feliz. Lembre-se do jargão: “prefiro ser feliz a ter razão”.

10ª Saia da defensiva e aprenda a ouvir a dor do outro: ouvir sem estar na posição defensiva é um desafio para a sua vida. Reconheça, respire e não interrompa. Ouça com o coração e com empatia.

As mudanças e a reconstrução diária dos relacionamentos acontecem passo a passo. Não importa a velocidade, porque, na verdade, o importante desse percurso é a direção. Quando os dois caminham na mesma direção, a mudança vai acontecendo.

Desejo que você coloque em prática todos esses ensinamentos acima. Pratique, exerça e viva com o coração toda a verdade da mudança que você deseja alcançar.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online