Como se manter no momento presente?

Procure se manter no momento presente, abrace-o, pois esse é o único momento que existe

Muitas pessoas têm dificuldade em manter-se no presente porque criam um circulo vicioso, o circulo de pensar negativamente, paralisados pelo medo, vulneráveis, fracos, inseguros, dependentes, incompetentes, sentindo sozinhos. Entregam-se a uma maneira negativa de pensar que os fazem sentir desamparados, sem esperança.

Precisam realizar uma grande mudança de paradigma. Mudar a atitude interior. Tem que quebrar os grilhões das suas antigas impressões mentais. Entender que tem opções e escolhas. Que podem segurar as rédeas de sua mente em suas mãos.

Portanto, torna-se uma tarefa árdua. Mas, é preciso fazê-la. Mudar uma atitude não é apenas um exercício mental. Não basta apenas dizer: “Agora, vou começar a ver as coisas de outra maneira”. A verdadeira mudança é interior e tem que vir de uma mente e coração purificados.

É necessário nos libertar de medos, perdas, mágoas não resolvidas, raiva acumulada, injustiças do passado, ressentimentos. Sem essa purificação interior, sentiremos depressão, tristeza e agitação. Como se tentássemos dirigir um carro com pneus furados ou tentássemos nos ver em um espelho quebrado ou sujo. Temos que limpar as lentes de nossa mente de todo pesar, temor e ansiedade.

O poder do momento presente

Temos que aproveitar o poder do momento presente para tomar as rédeas de nossa vida em nossas próprias mãos. Às vezes, estamos tão adiante no futuro, que nos desviamos do presente. E, assim ficamos constantemente tentando viver sem o aqui e o agora.

Em alguns momentos, reconhecemos o valor do momento presente. No entanto, com facilidade nós esquecemos, pois nossa mente fica divagando entre o passado e o futuro, por muitas vezes ao dia. E, quando chega o momento de sentir gratidão e retribuir, já não estamos mais no presente.

Quando estamos presentes, nós nos alinhamos. E, a lei do universo de dar e receber entra em equilíbrio. Quando esse alinhamento acontece, uma nova energia é liberada. Começamos a reconhecer nossa própria coragem interior. Sentimos mais entusiasmo para viver e superar desafios, com resolução e resiliência.

Continua após publicidade

Como se manter no momento presente

Precisamos abraçar cada momento com todo o poder de nossa mente purificada e de nosso coração. Em cada momento da vida cotidiana. Enquanto, estamos preparando uma refeição, quando estamos fazendo nosso trabalho, quando estamos fazendo compras, ouvindo um amigo ou um familiar, ensinando a um filho, dirigindo um carro, precisamos observar se estamos realmente presentes.

Devemos nos perguntar: “Estou realmente com essa pessoa? Estou fazendo esta ação sem atenção, apenas ligando o piloto automático ou estou totalmente consciente, presente e tranquilo”?

Nossa vida é feita de acontecimentos passados que moldam o presente e o futuro. Importante tornar os acontecimentos abençoados pela gratidão e aceitação. Podemos abençoar cada atividade do dia, cada momento, com essa intenção de fazer o melhor, com uma mente pacífica, agradecida e com o poder do nosso coração.

O que é o poder do coração?

É a boa vontade de estarmos plenamente comprometido com o que escolhemos. Lembrarmos o que precisamos para nossa vida valer a pena. Escolhermos o poder da Luz, o poder mais elevado para o momento presente. Estarmos plenamente presentes no que estiver acontecendo. É vivermos o momento presente com sabedoria, entusiasmo, coragem e aceitação.

Decida que direção quer dar à sua vida. Alcance seus objetivos aproveitando o poder do momento presente. E, como dizem os grandes sábios: “Aonde você está indo”? E, eles respondem: “Permaneça no presente. Este é o momento.”
Assim, não fique se adiantando a si mesmo. Sem o momento presente, não há alicerce para o futuro. Somente no presente você tem o poder de mudar o que não está funcionando para você, ou manter as coisas que estão funcionando bem para você, para os outros e para o mundo.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!i

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.