Da Redação
Criada há três anos com o objetivo de fomentar a prática de esportes e sustentabilidade, acontece a 3ª edição da Eco Running em Campinas.
O fisioterapeuta esportivo Eduardo Lopes dá dicas de como se preparar na véspera do evento, que tipos de alimentos devem ser consumidos e evitados e quais são as indicações para o período pós-prova.
Segundo Lopes, “é sempre importante consumir *carboidratos para dar energia suficiente para a corrida, e nas horas que antecedem a prova o ideal é consumir alimentos mais leves. É fundamental hidratar-se, pois o desgaste da prova associado à desidratação traz repercussões negativas para o desempenho”.
O fisioterapeuta comenta a importância dos alongamentos: “Antes de uma prova é necessário realizar alongamentos dos músculos que serão acionados, mas sem exageros. O ideal é que os músculos sejam alongados por volta de 30 segundos a 1 minuto, para evitar que o próprio alongamento cause fadiga e atrapalhe o desempenho”.
Após a prova devem ser reconstituídas as reservas de glicose através da ingestão de carboidratos como frutas, pães e massas para facilitar a recuperação e num segundo momento deve haver o consumo também das proteínas. “Os músculos precisam de descanso e não de atividades” completa.
Os corredores devem ainda escolher um tênis próprio para corrida e devem se proteger do sol com o uso de óculos escuro e protetor solar.
*Exemplos de carboidratos são: cereais, pães, farinhas, mandioca e batata, doces e frutas.