por Rosemeire Zago
Resposta: Independente do assunto a ser tratado é importante estar e demonstrar confiança em si mesmo. É muito diferente uma pessoa demonstrar confiança e ser confiante, pois em geral, e principalmente no ambiente de trabalho, as pessoas usam máscaras, como uma maneira, ainda que inconsciente, de se protegerem.
Quando temos confiança em nós mesmos diminuímos as chances de outras pessoas nos manipularem. Outro aspecto importante no ambiente de trabalho é ser muito mais racional que emocional, tendo controle sob as emoções que muitas vezes podem ser mobilizadas por outras pessoas. Quando agimos apenas pela emoção tendemos a agir de maneira impulsiva e falamos o que não desejamos, por isso todo controle é bem-vindo.
Uma técnica que pode ajudar antes de uma reunião é visualizar tudo acontecendo exatamente como deseja. Como fazer isso? Alguns dias antes da data marcada faça todos os dias um relaxamento e depois imagine mentalmente a reunião acontecendo em todos os detalhes, tendo o cuidado de imaginar apenas coisas boas. Faça isso até a reunião acontecer e poderá verificar que muitas coisas aconteceram exatamente como havia imaginado.