Muitas pessoas leem livros, ouvem palestras e falam: ”Isso seria ótimo para meu amigo, meu marido, minha esposa, meus filhos”. Não pensam em que poderiam melhorar. Não aceitam ver os próprios defeitos. Querem que os outros mudem. Não entendem que nosso dever é mudar a nós mesmos para melhor.
Seja você mesmo aquela pessoa que você sempre admirou. Descomplicada, generosa, gentil, educada, compreensiva. Seja inteligente, mas não orgulhosa, bonita, mas também humilde. Seja aquela pessoa que se faz presente para ajudar os outros nos momentos de necessidade.
Em vez de esperar que os outros se transformem e cultivem boas qualidades, desenvolva essas virtudes dentro de você. Se você quer que os outros lhe amem e lhe tratem bem, ame-os e trate-os com bondade e compaixão. Se você quer que os outros se espiritualizem, então se torne espiritualizado. Em vez de esperar ajuda, antes dê apoio, segurança e apoio aos outros.
Ensinamento do yoga
O Yoga nos ensina através de contos e alguns sobre o Xeique Nasrudin, uma personagem originária do folclore turco, usado por mestres espirituais para mostrar as excentricidades da mente humana.
Uma vez, Nasrudin foi fazer um curso sobre amor incondicional, porque estava com muitas dificuldades no relacionamento com sua esposa. Ele fez o curso e ficou muito entusiasmado com o assunto. Chegou em casa e falou para a esposa: ”O curso do amor incondicional foi maravilhoso”. A esposa também ficou empolgada e lhe pediu para explicar tudo sobre o curso. Nasrudin disse: ”Sim… Minha querida, me dê amor incondicional e eu lhe darei amor incondicional”.
Nasrudin, egoisticamente, não entendeu nada do curso. Para ele ser amado e feliz no casamento, teria que amar e fazer a esposa feliz, e assim, naturalmente, ela ia amá-lo e fazê-lo feliz também, sem conflitos e brigas entre eles.
Querer mudar o outro é um erro
Isso acontece em muitos relacionamentos e casamentos. Muitos agem de maneira egoísta, autoritária, querendo mudar o outro. Não entendem que a chave para ser feliz, é fazer o outro feliz. Amar incondicionalmente é uma arte a ser aprendida. É não reclamar por tudo ou só ver os defeitos do outro. Para viver bem a dois, é necessário não julgar, aceitar as diferenças, perdoar, descobrir e valorizar as qualidades do outro em vez de só criticar e brigar.
Se esperarmos que os outros nos deem amor incondicional, teremos que fazer nossa parte. Amar sem expectativas. Amor em ação, em nossos pensamentos, palavras, ações e atitudes. É importante que cada um de nós faça esforço, para que aconteça a mudança que queremos ver acontecer nos outros.
Apego é o oposto do amor. A pessoa que sente apego diz: ”Quero que você me faça feliz”. Quem ama verdadeiramente, sem apego, diz: ”Quero que você seja feliz”.
Por que muitos não conseguem tratar bem o outro?
Às vezes, as pessoas não conseguem tratar umas as outras com gentileza ou bondade porque estão sofrendo fisicamente ou mentalmente. Não conseguem mostrar afeto ou alegria por estarem sofrendo preocupações, emoções aflitivas, doenças físicas. Isso tudo pode impedir que reconheçam as necessidades dos outros. Pensam que precisam ser mais ajudadas do que qualquer outra pessoa.
Elas pensam que quando se sentirem melhores serão capazes de fazer alguma coisa por alguém. Mas, se ficarem esperando ajudar quando tudo estiver perfeito, e completamente saudáveis, física ou mentalmente, esse dia nunca chegará. Por isso, os mestres espirituais do Yoga nos pedem para fazer algo de bom para as pessoas todos os dias, e assim dissolveremos muito do nosso sofrimento.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz