E-mail enviado por um leitor:
“A senhora considera que a pandemia está fazendo surgir uma nova escola ou não? Que nova escola seria essa? As escolas estão preparadas para esse pós-pandemia ou novo normal. Estou apreensiva em relação à qualidade da educação (didática) da escola que provavelmente sofrerá alterações.”
Resposta: Essa pandemia pegou a todos de surpresa e agora estamos tentando voltar ao normal com a reabertura aos poucos das cidades. Ninguém sabe muito bem como será o novo normal das escolas.
Medidas protetivas para o novo normal nas escolas:
– As crianças terão um maior número de lavagem de mãos;
– Todos os brinquedos serão muito mais higienizados e agora em número restrito;
– Qualquer tipo de ação ou atividades em grupo serão modificadas em relação ao que eram, envolvendo um número menor de participantes, ou com um participante por vez e com uma distância bem maior entre as crianças;
– A educação infantil é a que exige mais detalhamento e preocupação. Nessa idade, as crianças gostam, e faz parte do desenvolvimento delas, descobrir o outro e brincar com o outro. Elas ainda não conseguem usar máscaras. As crianças mais velhas com certeza irão usá-las.
Como será a volta e quando?
Isso ninguém ainda tem muita certeza, pois em alguns países as escolas foram reabertas e fechadas novamente. As regras vão depender de quando forem reabertas e da segurança que tivermos quanto ao vírus. Acho que algumas mudanças serão feitas em relação à didática e como o conteúdo será desenvolvido. Não temos muita certeza de como será a nova escola ou o novo normal. Pode ser que até a abertura já tenha algum medicamento que ajude a combater com mais eficácia o vírus.