Por Sônia Corazza
Quantos anos você tinha em 2009? Olhe uma foto sua e observe o que você enxerga na pele do seu rosto. Sabia que sua pele sofre um processo de envelhecimento natural a cada 10 anos?
Essa cronologia de envelhecimento tem um ritmo característico, que deve ser conhecido para você saber melhor como se cuidar para manter a saúde e boa aparência e é disso que vou falar hoje.
Dos 20 aos 30 anos
A pele já está exposta aos danos ambientais por longos anos, principalmente para nós, brasileiros, que recebemos a carga de radiação solar intensamente. O sol desencadeia o processo de pigmentação e a pele pode se tornar manchada e repleta de pintas. Também aparecem os primeiros sinais na área dos olhos, com linhas de expressão fininhas.
Dos 30 aos 40 anos
As linhas de expressão aumentam em profundidade e extensão e se tornam rugas. A pele começa a perder sua vitalidade original e as pálpebras se tornam mais flácidas.
Dos 40 aos 50 anos
A pigmentação anormal da pele aumenta, mostrando manchas mais escuras, as rugas ficam bem marcadas e a flacidez se instala na área dos olhos.
Dos 50 aos 60 anos
No caso das mulheres há a confirmação da menopausa e a perda da proteção hormonal. A pele se orna muito desvitalizada, os sulcos nasolabiais ficam bem evidentes, o rosto todo perde o contorno e a musculatura se fragiliza.
A partir dos 60 anos
A pele se afina e se sensibiliza muito. Há perda da luminosidade e em muitas pessoas o aparecimento da papada, pela frouxidão muscular.
Não se desespere! Em cada fase da vida é possível cuidar da sua pele com fórmulas cosméticas criadas para minimizar os danos cutâneos e ajudar a manter sua saúde e funções vitais.
Lembre-se sempre que pele é um órgão vivo e reativo e que tudo começa por um estilo de vida saudável, que combina boa alimentação, sono restaurador e bons cuidados de higiene.