A mudança começa com a consciência acolhedora de nós mesmos
As insatisfações existem e há causas que alimentam as nossas insatisfações, assim explicava Buda Xaquiamuni em seu primeiro sermão sobre as Quatro Nobres Verdades.
Reconhecer que somos movidos por insatisfações criadas por nós mesmos é um movimento profundo de entendimento de como levamos a nossa vida. E, ao compreendê-las, poderemos realizar mudanças e adquirir um estado de paz.
A Terceira Nobre Verdade, continua Buda Xaquiamuni é: a cessação das insatisfações que nos levará à grande paz, ao Nirvana.
Sim, é possível cessar o sofrimento nessa vida, nos compreendendo e, naturalmente nos transformando.
A Quarta Nobre Verdade apresenta o método, o caminho para a superação de nossas dificuldades – O Caminho de Oito Aspectos.
A quarta nobre verdade aponta uma metodologia a ser absorvida por nossa forma de pensar e refletir sobre ações, escolhas, presença no mundo, formas de ver a vida: O Caminho de Oito Aspectos.
Buda foi um grande pedagogo. Buscou traduzir aquilo que acessou de forma que pudesse passar adiante seus ensinamentos. Utilizava os números para auxiliar na memorização e uma especial capacidade de sistematizar as ideias, chave de aprendizado.
O Caminho de Oito Aspectos não é para ser considerado como algo linear, isto é, depois do um vem o dois, depois do dois vem o três, assim sucessivamente, mas os oito estão interligados, em relação não linear. Então a quarta nobre verdade menciona:
O Caminho de Oito Aspectos
1. Visão, memória correta
2. Pensamento correto
3. Fala correta
4. Ação correta
5. Meio de vida correto
6. Esforço correto
7. Atenção correta (mindfulnes)
8. Concentração correta – meditação
O que se entende por correto? Poderíamos dizer, alinhado, coerente, harmonioso.
No próximo texto abordaremos cada uma dessas atitudes e as suas relações, relacionando com uma situação de nosso cotidiano, o que muito auxiliará na compreensão dessa joia.
Continuem comigo nesse caminho.