Para ter coragem para poder seguir em frente, faz se necessário reconhecer o medo e não querer ser dominado por ele e na maioria das vezes nosso medos são imaginários
Nossa vida tem fases, ciclos, momentos desafiantes, perdas, dores físicas e da alma, e temos que ter coragem para seguir em frente. Alguns problemas podem parecer sem saída, mas seguir em frente significa não nos deixarmos estagnar pelo medo, pela inércia, pela impaciência, pela irritação.
Precisamos nos libertar do passado e fazer as pazes conosco mesmos no momento presente. Fazer as pazes com nossa mente, com quaisquer lembranças, sentimentos de culpa que possam surgir. Assim, não seremos aprisionados por essas recordações tristes que geram sofrimento.
Como ter coragem para seguir em frente
Temos que aprender a seguir em frente sem as limitações das antigas crenças negativas e continuar positivamente, pois estamos conectados com nossa confiança e autoestima. Coragem é a habilidade de mover-se para o futuro, desapegando-se do passado. Não é fácil desapegar-se. É um aprendizado diário de aceitação e sabedoria.
A Filosofia do Yoga ensina que não precisamos renunciar ao mundo, às nossas posses e momentos de prazer. Temos que renunciar à raiva, aos ressentimentos, aos desejos que geram raiva, ansiedade e frustrações.
Como aprender a lidar com o desconforto das mudanças
Quando nos conscientizamos de que estamos resistentes em aceitar uma mudança iminente, devemos nos perguntar:
”O que é preciso terminar agora dentro de mim para florescer nesta nova fase com força e confiança?”
A resposta é: temos que dissolver nossas mágoas e apegos. Carregar mágoa nos faz sentir cansados, sem alegria, com insônia e preocupação. Quando estamos estagnados por limitações internas, pela não aceitação do passado e suas consequências, ficamos sem vontade de iniciar novos projetos ou de superar as mudanças necessárias impostas pela vida. Importante desenvolver a aceitação da impermanência das coisas, dos acontecimentos, das posses e pessoas.
Para amadurecer nosso potencial de coragem, é necessário reconhecer o medo e não querer ser dominado por ele. Escolher não seguir os caminhos do medo e enfrentá-lo com a luz da força interior e fé. Precisamos nos lembrar que nem todas as nossas aflições ou preocupações acontecem. A maioria de nossos medos é devido aos hábitos negativos, ideais preconcebidas, pensamentos negativos.
Muitas vezes reprimimos nossos sentimentos e nossas necessidades internas devido à baixa autoestima. Quando a coragem amadurece em nosso interior, sentimos que tomamos posse de nós mesmos, estamos prontos para nos mover para o futuro e confiar nele, em Deus e em nós mesmos. Desenvolvendo esse autodomínio, somos capazes de agir com coragem nos protegendo e dando proteção aos outros.
Como dizia Buddha: “Se você quiser conhecer o seu passado, olhe seu corpo no presente. Se você quiser saber sobre o seu futuro, olhe sua mente no presente”.
Como sentir segurança diante da incerteza
Há momentos na vida que não podemos mudar as circunstâncias externas. Não podemos mudar a causa e seus efeitos. Precisamos aceitá-las. Não é ter uma atitude de submissão, resignação ou passividade. É entender que o quanto antes aceitarmos o inevitável, menos desgaste teremos. No entanto, somente quando conseguimos realizar a alquimia dessa aceitação dentro de nós, é que começamos a nos levantar e nos libertar do medo do futuro.
Não podemos sentir coragem sem sentir medo. Coragem é a capacidade de agir mesmo com medo. É ir além do medo, transcendendo-o com amor e força interior. Assim, como nosso corpo só se fortifica quando exercitado, a mente somente se torna corajosa ao enfrentar o desconhecido.
É fácil sempre sentirmos coragem? Na verdade não. É um despertar interior que exige nossa firme determinação e mente positiva. Ter fé que dentro de nós existe uma força interior cuja essência nunca é diminuída pelos eventos externos.
Coragem é ação, e não apenas intenção. Coragem não é apenas uma resposta a uma crise ou um ato de bravura. Dentro da coragem existem muitas qualidades como força, esperança, generosidade, bondade, amor, aprendizado, aceitação da vida e gratidão. A coragem afasta a negatividade e transforma a adversidade em crescimento. Uma vida de coragem é plena de vibrações positivas.
Como diz a Oração de São Francisco, uma oração importante para direcionar nossas vidas, com tranquilidade, coragem e sabedoria:
“Senhor, Concedei-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar aquelas que posso, Sabedoria para que eu saiba a diferença”.
Reconheça sua coragem. Desperte para sua coragem interior e supere com aceitação o que lhe acontecer com uma resolução firme e fé em seu coração.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!