Sua relação é de dependência, independência ou interdependência? Veja neste texto a palavra-chave, a saída, para você ter trocas afetivas racionais.
Temos falado dos prejuízos de se viver uma relação de dependência em qualquer nível, seja ele financeiro, emocional, ou qualquer outro.
Quando nos colocamos nas mãos de alguém, deixamos de acreditar em nós mesmos, de nos desenvolver, de ser um indivíduo, vivendo uma situação de simbiose onde acreditamos não ser capaz de viver sem o outro.
É uma anulação de nosso potencial, de nossas habilidades, em função dessa crença. Portanto, não expressamos quem somos de verdade. Até mesmo quem parece ser a parte dominadora da relação, se sente preso ao outro para garantir um poder de controle e não sua verdadeira expressão.
Por outro lado, muitas vezes na busca de si mesmo, ou por um medo de ser controlado, abrimos mão de relacionamentos e assumimos uma postura de autossuficiência exagerada, que pode levar à solidão.
Como ter uma relação de interdependência saudável?
Somos seres sociáveis que crescemos e evoluímos com trocas afetivas e racionais. E essa é a palavra mágica: TROCA, INTERAÇÃO!
Eu assumo minha autonomia, utilizando todos meus estados de ego, parental, adulto e criança, minha energia psíquica flui entre eles e posso fazer escolhas conscientes.
Ao mesmo tempo, interajo com outra pessoa, que também tem sua autonomia, para que juntos possamos rever ou adquirir conhecimentos, criar objetivos comuns, colaborar com nossa bagagem e seguir um caminho de respeito e ajuda mutua.
Esta relação de interdependência é saudável e permite que exercitemos o Amor sem posse ou controle. Qual a forma que você tem se relacionado na vida?…