por Eduardo Ferreira Santos
“O meu desejo era de poder ser mais autoconfiante, mesmo com todos os meus defeitos. Me impor diante de críticas, saber mostrar o meu valor. Mas tenho uma forte tendência de me deixar levar pelo o que os outros pensam. Não tem um dia que eu possa viver em paz, sem pensamentos de negatividade. Eu não paro a minha vida, mas ando sempre angustiada e com vontade de ficar só o tempo todo. O que posso fazer para mudar?”
Resposta: O que você descreve em seu e-mail parece conter uma alta dose de baixa autoestima, características depressivas e um leve Transtorno de Personalidade Insegura de si.
Não há como melhorar um quadro assim, tão amplo e complexo, sem que você procure uma boa psicoterapia.
A sua dependência da avaliação alheia denota essa insegurança e reforça sua visão depressiva o que, por sua vez, reduz sua autoestima.
Como se fosse um “balanço financeiro”, a autoestima leva em conta pontos positivos e negativos que todos temos, mas o importante é que este balanço seja positivo para que possamos nos sentir com força e coragem para enfrentar as vicissitudes da vida.
Portanto, não hesite em procurar um psicoterapeuta, seja psicólogo ou psiquiatra e reveja seus conceitos sobre si mesma.