Como transformar a comunicação conjugal em um espaço seguro    

A comunicação conjugal funcional e assertiva é o alicerce de um casamento saudável. Veja neste post 5 dicas para poder melhorá-la.

A comunicação conjugal permite que os parceiros expressem seus sentimentos, necessidades e preocupações de forma aberta e respeitosa.

Quando os cônjuges se comunicam de maneira eficaz, são capazes de resolver conflitos de forma construtiva e fortalecer o vínculo emocional entre eles. Além disso, uma comunicação aberta e honesta promove a compreensão mútua e a empatia, ajudando os parceiros a se sentirem mais conectados e valorizados dentro do relacionamento. A conexão emocional é fundamental para uma relação conjugal feliz e saudável.

A falta de comunicação pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e distanciamento emocional, minando a intimidade e a confiança no casamento. Vai aos poucos, desconstruindo a sua convivência. Portanto, investir na comunicação conjugal significa cultivar um espaço seguro onde ambos os parceiros se sintam confortáveis para compartilhar seus pensamentos e sentimentos, sem medo de julgamento ou rejeição. Isso fortalece a parceria e cria uma base sólida para enfrentar os desafios que surgem ao longo do tempo.

Continua após publicidade

Ao priorizar a comunicação, os casais podem fortalecer a sua conexão emocional, promover um senso de colaboração e solidariedade, e nutrir um casamento saudável e duradouro.

5 dicas para melhorar a comunicação conjugal

1. Escuta ativa: ouça atentamente sem julgar.

2. Comunicação clara: seja direto e evite críticas.

3. Resolução construtiva de conflitos: busque soluções juntos.

Continua após publicidade

4. Crie um ambiente seguro: isso fomenta a confiança e o respeito.

5. Comunicação não verbal: esteja consciente de gestos e expressões.

Finalizo com uma frase simples e impactante sobre a comunicação do casal, do grande psicólogo de casais John Gottman: “O sucesso do casamento não se baseia na ausência de conflitos, mas na habilidade de comunicar-se eficazmente.” Viver a dois é sobre isso.

Continua após publicidade

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online