Nossos medos são muito antigos. No momento em que viemos ao mundo, todos os medos vieram conosco. Sentimento de desamparo, de insegurança e o medo do mundo nasceram também.
Quando vemos um bebê e o achamos tão lindo, não podemos entender que ele tem medo, que foi empurrado para o mundo desconhecido, para o barulho, para a luz, com pessoas maiores que ele para segurá-lo.
Todos que nascem na Terra estão sujeitos a algum tipo de medo, devido ao destino e às ações e impressões acumuladas no passado. Porém, cada ser que nasce também é digno de ter a experiência de que Deus habita em seu interior.
Fortaleça a conexão com o seu Ser interior
Essa experiência não pode ser apenas intelectual, mas efetiva, amadurecida, compreendida e assimilada. É necessário fortalecer a nossa conexão com nosso Ser interior através da espiritualidade, da devoção a Deus, de orações, e a meditação profunda.
As práticas espirituais atenuam a impressão que o medo imprime em nossa mente e fortalecem a fé, o amor a Deus. Elas diminuem a inquietude, a agitação da mente e mantém a mente tranquila.
É preciso desfazer a impressão limitada que tem de você mesmo
A Filosofia do Yoga nos ensina que um dos propósitos da vida é desfazer a nossa impressão de limitação a respeito de nós mesmos e o medo do mundo. Precisamos fortalecer nossas mentes, nossos corpos para que possamos sentir liberdade, alegria, amor e as virtudes que habitam dentro de nós como parte integrante de nossa natureza.
Lembre-se: “Você não é o seu medo
A força interior é que fortalece nosso corpo, que se enfraquece quando nós nos perdemos no medo de adoecer ou morrer. Nosso corpo se defende através de uma imunidade forte que é nutrida por bons alimentos, bons pensamentos, bons sentimentos como destemor, confiança e coragem.
A ansiedade é um esconderijo do medo
O medo se oculta de muitas maneiras. Temos que estar atentos aos nossos medos, pois se aninham em cantos escuros. Eles surgem e são alimentados nas sombras da mente e pelos pressentimentos distorcidos. Um dos seus esconderijos é o receio de algo que esteja por acontecer. Às vezes, o medo se esconde através de uma aparência de força, mas a pessoa está apenas acobertando seu desânimo, frustração e preocupação.
Medo caminha ao lado da dúvida
Não podemos permitir o medo vicioso, que é o produto da dúvida, da apreensão e desconfiança, porque traz desespero e angústia. Quando as virtudes como amor, destemor, autoconfiança, generosidade, gentileza florescem em nosso interior, os medos se dissolvem na Luz desses bons sentimentos.
Quando mentalizamos: “Sou forte. Sou forte. Sou forte”, nós estamos nos alimentando de energia positiva que fortalece nosso corpo e mente. Sentimos amor e coragem interior. Quando deixamos o medo nos envolver, perdemos a capacidade de superação. É necessário termos resiliência para superar os obstáculos, adversidades e desafios com firmeza e determinação.
“A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento positivo com metas claras e a certeza deque tudo passa”.
Tudo passa: nada é permanente
Esse ensinamento que “Tudo passa”, sempre me ajudou em momentos difíceis e de dor, e me fez sentir paciência ao entender que tanto as coisas boas como ruins passam. Tudo passa, nada é permanente nesse mundo. Estamos nesse mundo, mas não somos desse mundo.
Os sábios e yogues nos encorajam a ter um coração forte e um espírito corajoso e assim, alcançarmos o estado do destemor. Como diz um ditado: “Não tenha medo do amanhã, Deus já está lá”.
Como disse o Yogue Baba Muktananda: “Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço divino de destemor em seu interior, a outra é que você não está consciente da ajuda de Deus”.
Você não é o seu medo
Sintonize sua mente somente com pensamentos positivos e dissolva suas limitações e medos. Lembre-se: “Você não é o seu medo”. Sinta: “Eu estou com Deus. Deus está comigo”. “Eu estou no coração de Deus. Deus está no meu coração”. “Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó Força infinita, manifestai-vos em mim”.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!