Como ‘vestir seu dia a dia’ com uma roupa folgada e confortável?

Uma das reclamações mais frequentes em nosso dia a dia é de que as situações são estressantes. Mas dá para se permitir ‘vestir dias assim’ com uma roupa folgada?  

Mas o que significa então dizer que não se está ‘vestindo uma roupa folgada’?

Quer dizer que estamos “carregando” mais do que podemos dar conta naquele momento. 

Continua após publicidade

Todas as emoções que superam nossa capacidade de autorregulação causam estresse.

Assim, se não soubermos lidar com alguma coisa que aconteça inesperadamente, deixamos de atuar a partir do nosso centro de equilíbrio e reagimos automaticamente para nos defendermos daquela ameaça. 

Ao perceber que isso acontece, é importante que possamos retomar esse centro e “conversar internamente” para escolher uma resposta consciente e não repetir um padrão.

Quando estamos vivendo nosso enredo (sendo a Criança Adaptada), estamos fora do presente e não vamos estabelecer o diálogo interno; surgem as ansiedades que só aumentam o estresse, pois tudo fica maior do que é. Nos sentimos reprimidos, obrigados a fazer algo, ou ainda impotentes. 

Continua após publicidade

Desconfortável, não?

Para ressignificar os fatos, atribuindo a eles sua real dimensão, é preciso estar no presente sem contaminações que causem distorções. 

Ao fazer isso você poderá sentir-se leve e confortável para tomar decisões diante de qualquer ocorrência.

Seu Adulto lhe mostrará as opções da realidade, sua Criança Natural expressará sua sensação e seu Pai Nutritivo lhe oferecerá os caminhos para conciliar uma resposta adequada e seguir adiante. Lembre-se: Cada indivíduo é um Ser Único, portanto não pode usar a roupa de outro para sentir-se bem.

Continua após publicidade

Faz psicoterapia para adolescentes, adultos e casais. Leciona Curso Básico de Análise Transacional (duração de 12 horas). Coaching (life-coaching e equipes. Realiza supervisão de profissionais ligados à educação (Lar Sírio Pró Infância). Faz palestras diversas sobre temas de autoconhecimento. Criação e Condução de workshops de desenvolvimento. Preparo e Acompanhamento de grupos à Comunidade de Findhorn. “Acredito que a melhor maneira de evoluir é compartilhar experiências.”