E-mail enviado por uma leitora:
“Não tenho o hábito de fazer atividade física. Acabei de ter um bebê. O que preciso fazer para voltar ao meu peso normal? Antes de engravidar tinha 1,60, de altura e pesava 56 quilos. Na gravidez ganhei 14 quilos.
Resposta: Parabéns pelo bebê em primeiro lugar.
De acordo com a OMS, é recomendável o aleitamento materno. Se você estiver ok, muito bom! Por isso, para você produzir bastante leite, a ingestão de líquidos é imprescindível. Água, chás, sucos sem açúcar são as principais fontes de líquido.
Durante o puerpério, período após o nascimento do bebê, numa duração de aproximadamente nove meses, você ainda estará com uma dosagem hormonal e metabolismo que obteve durante a gestação. Isso traduz em variações de humor, lassitude ou frouxidão ligamentar, edema ou inchaço e adaptações psicossociais ao novo integrante da família. Isso quer dizer que, tenha calma, não se desespere, realize uma alimentação saudável e, como você não terá muito tempo para você nesta fase, procure realizar o máximo de movimento por dia nas atividades de vida diária, durma o máximo possível quando conseguir e relaxe.
Me parece que sua questão é emagrecer 14 quilos, certo?
Acredito que ao longo desses meses você irá desinchar naturalmente, retornará as dosagens hormonais, terá mais disposição para os desafios e metas pessoais.
Atividades que exijam maior movimentação para o seu corpo demandarão maior energia e assim você queimará as calorias.
Atividades que podem te ajudar a queimar calorias:
– fazer compras no supermercado;
– subir escadas;
– estacionar o carro mais longe ou descer um ponto antes do ônibus e assim vai…
Porém, a perda de peso está mais ligada à restrição alimentar, não se esqueça.
Alimentação e perda de peso dicas:
– ingira bastante líquido, de preferência sem açúcar, para produzir bastante leite (se estiver amamentando);
– diminua a ingestão calórica (diminuindo as porções dos alimentos);
– use alimentos integrais, como arroz integral, pão integral;
– elimine os embutidos e produtos industrializados e coma frutas, legumes, além de verduras procurando variar.
Tenho certeza, que se você se esforçar na dieta alimentar, beber muito líquido além de promover uma vida mais ativa, você perderá os quilos indesejados.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.