Por Patrícia Davidson
Na correria do dia a dia, para quem deseja se alimentar rapidamente e de forma saudável, os sucos são uma excelente opção. Esses possuem muitos nutrientes e podem corrigir certas necessidades orgânicas.
Os sucos devem, de preferência, ser tomados logo após seu preparo para não perderem algumas das suas vitaminas. Sempre que possível devemos evitar coar o suco para obter o máximo de fibras, responsáveis por garantir maior saciedade. As fibras ainda auxiliam na eliminação de toxinas, já que favorecem o funcionamento intestinal. Isso é ótimo para quem deseja ficar com a pele mais lisinha, sem aqueles furinhos indesejáveis.
Mas nada de exagero. Embora leves, os sucos não devem ser consumidos em grandes quantidades e nem várias vezes ao dia. Por conterem grandes porções de carboidratos, podem comprometer a manutenção do peso.
O ideal é não utilizar açúcar, porque esse, além de aumentar o valor calórico do suco, não agrega nutrientes. Caso haja necessidade de adoçar, prefira a utilização de um adoçante natural como a stévia ou mesmo o mel em pequena quantidade. Outra dica é provar o suco antes de adoçar, já que é um habito muito frequente adoçar sem necessidade.
Você sabia que existe um suco que dá aquele up para sarar a barriga? Veja a receita:
2 fatias de melão com a semente (coar) – 1 copo grande de chá de erva-doce
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida.
Rendimento: 480ml – 2 copos
A combinação do melão e da erva-doce garante um conteúdo enorme de cálcio, que está cada vez mais se tornando um mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal.
Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois ela é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta, cálcio que é bem assimilado pelo organismo. A erva-doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal.
Outro benefício dessa combinação está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo (os dois são campeões), e isso favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando para longe a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.
Fonte: Patrícia Davidson é nutricionista funcional