Controle seus inimigos interiores

No nosso dia a dia, experimentamos muitas emoções girando dentro de nós. Muitas vezes surgem emoções incontroláveis.

Algumas pessoas superam a influência dessas emoções negativas através da arte, da escrita, da música, da dança, da criatividade, da ciência, da tecnologia e de outras maneiras. Mas, nem todos conseguem canalizar a energia dessas emoções. E elas os deixam estressados, angustiados, frustrados e com raiva acumulada.

Continua após publicidade

A Filosofia do Yoga nos ensina a nos autoconhecer para superar essas energias perturbadoras. Podemos aprender através da sabedoria e também ao identificar exatamente o que está acontecendo dentro de nós.

Inimigos interiores  

O Yoga classifica essas emoções como “os inimigos interiores”.

Por que o Yoga considera como “inimigos”? Porque essas emoções comandam a nossa vida sem nossa permissão e causam estragos e sofrimento. Elas tiram nossa força vital, alegria e gentileza.

Continua após publicidade

Vamos examinar quais são esses inimigos:

Desejo e luxúria                                                                                                                                  

Raiva                                                                                                                      

Cobiça

Apego e ilusão

Orgulho

Inveja e ciúme

Ao identificá-los podemos encará-los e ter força para vencê-los. Nós queremos os inimigos bem longe de nós. Portanto, não podemos permitir que esses inimigos interiores fiquem nos atormentando, trazendo desconforto insuportável, tristeza e sofrimento.

Continua após publicidade

Como fazer para nos libertar?

Algumas pessoas buscam ajuda de alguém para eliminar o domínio que essas emoções negativas têm sobre elas. Ficam esperando que os outros as libertem de suas próprias prisões internas. Alguns buscam nos remédios, nas ilusões do mundo, nas festas, nas viagens, jogos, no consumismo de compras, o alívio para esses “nós” internos em que se encontram amarrados.

Como esperar, porém, serem libertadas dessas emoções destrutivas que somente elas mesmas sentem? A dor é única e invisível. Somente cada um sabe o que sente. A responsabilidade recai sobre cada um de nós.

É nosso dever encararmos a realidade, nossa raiva, descontentamento, frustrações, desejos, medo e tudo de negativo que permitimos morar e ser alimentado em nossa “casa-mente”.  

É necessário realizar a mudança correta na nossa vida diária, de maneira lenta, constante e gradual. Com firmeza e determinação, precisamos manter a tarefa diária de limpar essas emoções, esses inimigos rebeldes e tirá-los de nossos corações e mentes.

Vale a pena o autoesforço, a coragem e motivação nesse processo de libertação. Para conseguirmos essa vitória, é essencial mergulharmos em nosso interior através da meditação, da devoção a Deus, de orações, cantos dos mantras ou religiosos e sentirmos o apoio do Ser interior, Deus em nós.

Precisamos de disciplina e motivação para encontrar esse espaço de paz e energia incalculável dentro de nós. Uma prática que nos ajuda muito é a meditação regular.

Leia meu texto: Mude sua vida: medite e respire

Pratique e aprenda a encontrar esse acalento em seu interior.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz.