por Sônia Corazza
Por mais que se fale, vejo muita gente, homens e mulheres, cometendo atrocidades contra a cor dos cabelos, seja essa natural ou quimicamente obtida. Então vou listar novamente o que não se deve fazer:
1º) Usar shampoos inadequados
Escolhi este como o erro número 1, porque shampoo está praticamente todos os dias na rotina de cuidados com os cabelos. Escolher errado significa ir tirando a vida do seu cabelo dia após dia.
Shampoos contendo sulfatos causam uma agressão imensa para a superfície do fio de cabelo, fazendo um verdadeiro lixamento químico na cutícula. O cabelo fica desgastado, frágil e propenso à quebra.
Mas atenção!
Não use uma fórmula tipo Co-wash, isso só vai acarretar outro problema para seus cabelos: falta de limpeza efetiva. Esses produtos são destinados a cabelos com alto grau de curvatura, para uso semanal e não são os ideais para manter a cor dos cabelos.
Aqui o essencial é optar por fórmulas especificas para proteger os pigmentos capilares, que combinam agentes de limpeza extrassuaves, como a mistura de tensoativos a seguir:
– Sodium Lauroyl Sarcosinate
– Cocamidopropyl Betaine
– Coco glucoside
– Disodium Lauryl Sulfosuccinate
O ideal é que estes tensoativos estejam associados, mas se não for possível, pelo menos dois deles juntos.
2º) Abusar do secador e da chapinha
Esses acessórios chegam a temperaturas altíssimas e causam danos ao fio, removendo a umidade e outros compostos fundamentais que garantem maciez, penteabilidade e brilho do cabelo.
Ao lavar, seque com uma toalha macia e bem absorvente para remover a maior parte da umidade possível. Procure lavar os cabelos durante o dia, de preferência quando a temperatura externa estiver mais alta isso proporciona melhor secagem.
Se precisar acelerar o processo de secagem, use a tecnologia. O ingrediente “Trisiloxane”, ajuda na secagem e ainda forma um escudo protetor nos fios, melhorando a textura dos cabelos.