Por Sonia Corazza
Se você pensa que quem sofre de distúrbios do sono são só os moradores de megalópoles, está enganado.
Dormir e entrar naquele estado maravilhoso, chamado ‘sono’, é um processo biológico sofisticado. Os estados de sono-vigília são alternados em dois estados distintos: rapid eye movement (REM) e non-rapid eye movement (NREM).
É muito importante dormir bem, pois nessas horas o corpo passa por modulações hormonais e neurais, com mudança da temperatura corporal, trabalho cardíaco e produção hormonal.
Você sabia que quem dorme menos e mal tende a ganhar mais peso? – clique aqui e entenda por quê
Pois é… Atualmente as alterações do padrão de sono são muito comuns, isso vale para o mundo inteiro. De 37,2 a 69,4% dos habitantes terráqueos, inclusive crianças e idosos, sofrem com os distúrbios do sono.
Soluções perfumadas
As novidades na área da cosmética são produtos para usar antes de dormir, que induzem ao relaxamento e proporcionam um bom sono. “Sleepy cosmetics”, como têm sido apelidados no mercado internacional, são sabonetes, brumas hidroalcóolicas, loções corporais cremosas, óleos para massagem e até aromatizadores para lençóis que contêm ingredientes de ação relaxante.
Quem relaxa
Alguns óleos essenciais podem realmente atuar no sistema nervoso central e promover o relaxamento intenso. Este é o caso do óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), como prova o estudo científico intitulado “Lavender and the Nervous System” conduzido no Departamento de Neurologia de Munique, na Alemanha.
Os resultados mostraram melhora significativa nos sintomas associados aos distúrbios do sono, como inquietação e reclamações somáticas, tendo influência benéfica no bem-estar geral e na qualidade de vida. Os voluntários testaram de 6 a 8 gotas de óleo essencial em difusores ou 2 a 3 gotas diretamente nos travesseiros e lençóis.
Minha dica é para que você busque cosméticos contendo óleo essencial de lavanda para usar antes de dormir, em produtos como sabonetes e hidratantes. E bom sono!