Creme dental para crianças: com ou sem flúor?  

O flúor é eficaz no controle da cárie, mas o perigo está no fato das crianças acabarem ingerindo uma grande parte do dentifrício fluoretado por não saberem se enxaguar corretamente; entenda

É comum haver confusão na hora de comprar o seu produto para a higiene bucal, pois hoje há uma infinidade de produtos com muitos ativos e finalidades diferentes. Desde fórmulas para dentes e gengivas sensíveis, até clareadores e géis dentais para evitar o envelhecimento da gengiva.

Continua após publicidade

Qual a importância de usar um creme dental com flúor?

O século XX foi o período de fluoretação da água de abastecimento público para controlar a epidemia de cárie no Brasil.

A partir da década de 1960 foram instituídos até programas nas escolas públicas de bochechos de água fluoretada e com isso houve uma queda de 30% da incidência de cáries entre alunos dos 6 aos 14 anos de idade.

Em paralelo, os fabricantes de cremes dentais também adotaram o uso do flúor como agente preventivo do aparecimento das cáries dentárias, por evitar a formação do biofilme microbiano que ataca o universo do dente.

Os benefícios do flúor são muito claros: melhora a qualidade da água, da saúde bucal e evita a formação de cáries.

Continua após publicidade

Por que, então, o flúor está sendo evitado?

Apesar de todo o aspecto extremamente positivo que o flúor traz no controle da cárie, o lago perigoso está ligado ao fato de que as crianças acabam ingerindo uma grande parte do dentifrício fluoretado por não saberem enxaguar corretamente a mucosa bucal após escovar os dentes. E isso pode levar ao aumento de fluorose, que é o ataque ao esmalte dentário causado pelo flúor, que pode começar já nos primeiros dentes de leite e avançar pela infância, até surgirem os dentes definitivos ou permanentes.

O que fazer?

O ideal é escolher fórmulas adequadas à cada faixa etária e acompanhar a escovação das crianças ensinando-as a enxaguar corretamente após cada escovação.

Os cremes dentais fluoretados só devem entrar na vida das crianças a partir de 18 meses. Pais e cuidadores nunca devem deixar a criança ingerir o produto, pois além de flúor, existem ingredientes, como conservantes, carbonatos e bicarbonatos, sílica e goma celulósica, além de corantes e aromatizantes sintéticos.

Continua após publicidade

Cuidar desde cedo é a garantia de saúde a vida inteira!

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br