por Anette Lewin
"Existe crise conjugal dos 20 anos? Sou casado há duas décadas e agora por qualquer motivo discutimos."
Resposta: As crises na relação conjugal acontecem, é verdade, mas daí a classificá-las por anos de casamento seria, no mínimo, acreditar que o ritmo de todo casamento é igual… Não, não é! Talvez possamos encontrar fases do casamento mais propensas a crises do que outras. Mas o motivo seriam acontecimentos e não anos.
Alguns casais podem ter dificuldades de adaptação no início do casamento por não estarem acostumados a compartilhar espaços, ideias ou gostos; outros se sentem perdidos com o nascimento do primeiro filho ou começam a brigar por terem ideias diferentes em relação à educação da prole.
Seguindo essa linha de raciocínio, o que pode gerar uma crise aos 20 anos de casamento?
Nessa fase, os casais que pertencem ao grupo que decidiu ter filhos, provavelmente estará frente ao momento em que os filhos começam a ter seus próprios programas, algum grau de liberdade e poucos recursos para lidar com essa liberdade. Pai e mãe podem discutir por formas diferentes de lidar com isso. A mulher estará perto da menopausa, com um grau de irritabilidade à flor da pele e um sentimento de que seu tempo já passou; o homem, por sua vez, caso tenha uma carreira bem-sucedida, estará num momento em que se sente o máximo, capaz de ter o que quer e quem quer. Pode começar aí uma crise conjugal pelos diferentes graus de autoestima de homens e mulheres nessa fase.
Obviamente esse é só um exemplo. Existem casais que conseguem lidar muito bem com filhos e idade mas, aos 20 anos de casamento, ainda estão às turras por problemas econômicos. Outros brigam toda vez que familiares interferem na relação e não conseguem encontrar um ponto de equilibrio para esse assunto e, obviamente aqueles que nunca brigam e os que têm uma única crise no casamento: aquela que existe desde o dia em que o casamento começou!
A necessidade de classificar as crises por anos de casamento talvez esteja ligada ao hábito de comemorar datas redondas, as famosas "bodas". Ou pode se tratar de uma tentativa de fazer os casais se sentirem "normais" quando entram em crise. Seja qual for o motivo, se você estiver passando por uma crise aos 20 anos de casamento, tente entender o que vai mal especificamente na sua relação; evite comparar-se com outros casais e tente entender o que seu casamento tem de diferente, único e especial.