por Eduardo Ferreira Santos
“Desde o final do ano passado devido a crises de ansiedade fiquei com claustrofobia de avião, já faço terapia, como posso melhorar isso?” – enviado por uma leitora
Resposta: A ansiedade pura e “aberta" (ou seja, sem razão conhecida pela pessoa), é bastante desconfortável para o psiquismo, de forma que a nossa parte inconsciente se utiliza de um MECANISMO DE DEFESA ao transformar a ansiedade pura em um MEDO, pois assim, a ansiedade só irá se manifestar na presença do agente que desencadeia esse medo.
A sua CLAUSTROFOBIA provavelmente tem origem nesse tipo de mecanismo e, é claro, ligada a alguma situação de vida em que você se viu presa em algum lugar ou mesmo em uma posição existencial "sem saída".
O claustrofóbico, aquele que tem medo de lugares apertados, muitas vezes está vivendo uma situação de vida em que se percebe "preso", insatisfeito, sequestrado por algo ou alguém e transfere este sentimento para uma situação real em que estará mesmo em um lugar fechado, como um elevador, por exemplo.
Já que só a terapia não está resolvendo, o melhor seria você procurar um psiquiatra psicoterapeuta.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.