por Thaís Petroff
“A maioria de nós sente-se mal ao receber uma crítica, pois compreende-a direcionada a si e não para algo que tenha feito”
Muito se fala em empresas a respeito de motivação. Promovem-se palestras e workshops com esse intuito e chega-se a investir boas somas nisso. Mas às vezes ocorrem pequenos comportamentos no dia a dia, que podem minar todo esse investimento.
Uma situação que tem ligação direta com a motivação (ou desmotivação) e, não só em um ambiente corporativo, é o contexto que é escolhido para se fazer um elogio, bem como uma crítica.
Você já foi elogiado em público, frente a outras pessoas? Como se sentiu? E já foi criticado em um ambiente com outras pessoas presentes? Como isso te afetou?
Críticas e elogios são ambos importantes e necessários. Elogiar somente, impede que se conserte o que está errado ou não funcionando tão bem. Criticar somente, mina a autoestima de qualquer um.
Como então balancear essas duas estratégias de modo que elas sejam eficazes?
Crítique em particular e elogie em público
Há uma dica que pode ser utilizada sempre sem medo de errar: criticar sempre em particular; elogiar sempre em grupo. Com essa fórmula não haverá problemas do ponto de vista motivacional.
A maioria de nós sente-se mal ao receber uma crítica, pois compreende-a direcionada a si e não para algo que tenha feito. Se isso for feito na frente de outras pessoas esse efeito se potencializa ainda mais e, ao invés da pessoa procurar melhorar, ela ficará triste, desanimada e até revoltada; podendo se sentir humilhada e exposta. Por esse motivo as críticas têm melhor efeito feitas de modo privativo e direcionada aos comportamentos em especifico a serem modificados, utilizando-se exemplos para ilustrar (ao invés de falar de modo geral). Ex. “Não chegue em cima da hora nas nossas reuniões de equipe, como ocorreu na última sexta-feira” ao invés de “Você sempre chega atrasado nas nossas reuniões de equipe”.
Já os elogios são potencializados quando feitos na frente de outras pessoas. Sentimo-nos bem com esse tipo de exposição, valorizados. Desse modo temos vontade de repetir os mesmos comportamentos para sermos novamente reforçados da mesma maneira.
Feedback sanduíche
Além disso, há também uma outra estratégia que pode ser utilizada do ponto de vista motivacional que auxilia no recebimento de críticas e mudança de comportamentos que não estão sendo eficazes. Essa estratégia é chamada de feedback sanduíche. Ela consiste em iniciar o discurso dizendo algo positivo que a pessoa tenha feito, depois relatar o comportamento a ser modificado e terminar a conversa falando alguma outra coisa positiva que a pessoa tenha feito. Essa técnica baixa a resistência as críticas e mantém a motivação gerada pelo elogio.