Cuidados cosméticos para quem usa barba 

Há muitos produtos cosméticos para limpar, hidratar e estilizar barbas e bigodes e essa escolha deve ser baseada na condição de sua pele e pelos

Pode não parecer, mas a região do rosto onde cresce a barba masculina é bem complexa e repleta de estruturas muito diferentes, que envolvem pele, pelos e uma imensa população de bichinhos invisíveis a olho nu.

Sempre é bom lembrar que a pele humana muda muito entre habitantes de diferentes localizações geográficas, ao longo da vida e também pela influência externa, como o tipo de produto que é usado para limpar ou enfeitar e proteger. Usar um sabonete em barra ou um líquido já muda tudo nas condições da pele e dos pelos.

Para vocês terem ideia, um estudo realizado com homens, com e sem barba, mostrou que os barbudos retinham as bactérias em seus rostos por mais tempo do que seus equivalentes barbeados.

Existe uma grande variedade de produtos cosméticos formulados para limpar, hidratar e estilizar barbas e bigodes e a sua escolha deve ser sempre baseada no tipo e condição que estão sua pele e seus pelos.

Continua após publicidade

Cuidados cosméticos para quem usa barba

Quem tem pele sensível deve preferir sabonetes líquidos, com pH ligeiramente ácido, na faixa de 5,5, que é o chamado pH fisiológico. Já quem não tem pele sensível pode optar por uma faixa de pH mais abrangente, por volta de pH 7,0 que é o denominado pH neutro. Sempre aconselho a evitar os sabonetes em barra, pois o pH desse tipo de formulação de maneira geral vai estar na faixa alcalina, por volta de 9,0 ou ainda maior, que desestrutura a barreira natural de proteção da pele e resseca barba e bigode.

E para finalizar….

Não basta limpar, manter a hidratação é fundamental para ter uma barba macia e saudável. O uso de finalizadores também depende de como está sua barba. Pelos mais ressecados exigem fluidos mais lipídicos, como os óleos. Já as barbas que estão macias e hidratadas, podem ficar com as emulsões mais leves, como os hidratantes de baixa viscosidade.

Busque sempre ingredientes ativos benéficos, como a pró-vitamina B5, ou pantenol, glicerina, extratos vegetais, como o de Aloe vera e óleos bem emolientes, como o de semente de uva e calêndula, que vão proteger seus pelos do ressecamento e doam maciez

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br