Da Redação
A Casa D'Italia Juiz de Fora através de sua mantenedora Associação Ítalo-Brasileira San Francesco di Paola, em parceria com o curso Cultura Italiana e a Duplo Estúdio de Criação, traz a primeira edição do Festival Cineitalia JF.
O objetivo é difundir e valorizar o cinema italiano na cidade. Serão exibidos seis filmes em três dias no prédio histórico da Casa D'Italia.
O cinema europeu, em geral, um pouco mais distante da cultura blockbuster traz ricas possibilidades para o drama da vida real e para o bem viver.
A colunista do Vya Estelar, a psicóloga Patrícia Gebrim, diz que anda difícil encontrar um filme que nos deixe com o coração leve. Mas, mesmo assim, ela revela sua relação com o cinema: “Ultimamente, procuro ir ao cinema para assistir a um desses filmes supostamente feitos para 'despertar'” as pessoas e elevar seu nível de consciência.”
Nesse sentido, veja o comentário do crítico de cinema Octavio Caruso: “A emoção em ‘O Carteiro e o Poeta’ já nasce nos primeiros segundos, com a linda trilha sonora de Luis Bacalov, que consegue transmitir um profundo sentimento de nostalgia, como que a sociedade gritando por ajuda, a necessidade do retorno de valores já tidos como antiquados e dispensáveis”. Será?
Diálogo
"Cinema Paradiso" dialoga com a psicanálise “… ao trazer a ideia de luto e melancolia, desenvolvida por Freud em 1915. Para o psicanalista, quando se perde algo, é preciso investir em outra coisa para dar continuidade à alimentação de nossos anseios cotidianos. A reflexão de Freud é um tratado sobre as relações de objeto que o sujeito sustenta e as consequências de perda inerentes à sua existência. Ao encontrar no amor um caminho árduo, desde a sua juventude, o personagem Totó dedica-se ao cinema como uma forma de dar relevo à sua existência. Há no filme o mergulho na fantasia para preencher a angústia do espaço vazio diante de uma perda na vida”, explica o crítico de cinema Leonardo Campos.
Serviço:
14 de Agosto |Terça-feira: O Carteiro e o Poeta (18h), O Fantasma da Sicília (20h).
15 de Agosto | Quarta-feira: Loucas de Alegria (18h), Cinema Paradiso (20h).
16 de Agosto | Quinta-feira: Gatta Cenerentola (Animação) (18h), A Grande Beleza (20h).
Todos os filmes serão exibidos na Casa D’Italia, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 2585, Centro, sendo cobrada pela entrada para cada sessão apenas uma (01) caixa de leite que será doada para o Lactário São José localizado na rua Espírito Santo, 925, Centro.
*As doações e/ou o valor de R$5,00 (por filme) deverão ser entregues na sala 01 do prédio
Realização: Casa D’Italia Juiz de Fora | Departamento de cultura | Associação Ítalo-Brasileira San Francesco di Paola, Cultura Italiana e Duplo Estúdio de criação.
Apoio: Centro de Dança Borboleta, Extintores Apague, Tarantolato.