Dependo do dinheiro do meu marido e ele me humilha

E-mail enviado por uma leitora:

“Estou tendo várias brigas com meu marido em relação a dinheiro. Ele vive jogando na minha cara que só ele trabalha, dá duro e me humilha sempre por conta disso. Ele nunca me deixou trabalhar e me humilha dessa forma. Dá tudo pra mim e depois fala.”

Continua após publicidade

Resposta: Você aceitou uma situação de dependência financeira e está começando a entender as desvantagens desse tipo de “conforto”. Bem, antes tarde do que nunca.

Depender financeiramente de alguém é arriscado. Afinal, para sobreviver precisamos de alimentos, de um teto, de cuidados médicos e tudo isso custa dinheiro. Assim, ser sustentada significa estar na mão de alguém e ter que se submeter. Ninguém sustenta ninguém de graça.

No seu caso, seu marido proporciona a você os bens materiais dos quais você necessita, mas a humilha. Assim, humilhação é o preço que você paga para ter o que comer, onde morar etc. Por que ele faz isso? Porque, de alguma maneira você permite; porque de alguma forma você se sente devedora; porque, de alguma forma você não avaliou direito o contrato que fez com ele…

Contrato de casamento

Continua após publicidade

Talvez agora seja a hora de rever esse contrato através de uma conversa aberta, honesta, num momento propício para isso.

Você diz que ele nunca deixou você trabalhar. Mas… você gostaria de trabalhar? Esse é o primeiro ponto sobre o qual você deve refletir. Trabalhar cansa, trabalhar exige esforço, trabalhar é estressante. Certamente cuidar de casa também é um trabalho. Mas não tem muito horário, não tem chefe, não tem competição. E é um trabalho não remunerado e, certamente, não reconhecido. Assim, você deve avaliar direito que tipo de trabalho gostaria de fazer para poder conversar com seu marido e recombinar as regras.

Ele manda e você obedece?

Continua após publicidade

Outro ponto a ser considerado é o tipo de postura que você deve ter frente a um parceiro conjugal. “Ele nunca deixou me trabalhar”, você diz. Então, nesse relacionamento ele manda e você obedece? É isso que vocês combinaram? É assim que você vê um casamento saudável? Bem, se sua resposta for positiva, então não adianta reclamar, você aceitou essas regras. Ele sustenta você e, em troca, você aceita o que ele mandar. Agora, se você se considera uma pessoa adulta, madura para usar seu tempo da forma que acha mais conveniente, essa relação tem que ser recombinada o quanto antes. E você tem que entender que vai ter que se esforçar bastante para conseguir mostrar que tem mais a oferecer a ele do que o direito de humilhá-la; vai ter que crescer e melhorar sua autoestima; talvez tenha que trabalhar sim; e, talvez, dependendo da postura dele depois da conversa, pode ter que repensar se quer continuar com ele ou não.

Real significado do dinheiro no casamento

A questão dinheiro no casamento tem um significado muito maior do que as coisas que se pode comprar com ele. Ele se torna uma espécie de termômetro que diz quanto a pessoa vale. Quem ganha dinheiro, em geral, acaba sendo mais respeitado de quem não ganha. Assim, mulheres que trabalham em casa e cuidam de filhos têm que provar o seu valor através de atitudes maduras, responsáveis, coerentes para não serem desvalorizadas. Porque em nossa sociedade capitalista o dinheiro acaba sendo sinal de poder, e trabalho em casa ainda não é remunerado. Pense nisso e tente encontrar um caminho para acreditar mais em você, gostar mais de você e evitar ficar refém das vontades do outro.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.