Depois dos 40, fiquei invisível para os homens

Se você ficou invisível para os homens depois dos 40, entenda como resolver essa situação e ficar bem consigo mesma

E-mail enviado por uma leitora:

“Difícil aceitar a ideia de que “meu tempo passou”… Tenho 44 anos e percebo que depois dos 40, ao andar na rua, fiquei invisível para os homens. Isso me faz me sentir desgostosa. Que tipo de pensamento você sugere que eu tenha, que mudança de olhar preciso ter para que esta situação não se torne ainda mais difícil de carregar. Fico muito agradecida.”

Resposta: A primeira pergunta a fazer para você mesma é: para que servem os olhares masculinos que você atrai, ou atraía na rua? Sustentar sua autoestima? Lhe causar um prazer momentâneo? Validar sua autoimagem? Fazer você se sentir um ícone de beleza?

Depois dos 40, fiquei invisível para os homens

Bem, se alguma das hipóteses acima é extremamente importante para você, o que não é muito provável, existem muitas maneiras de voltar a atrair olhares, mesmo com 44, 54, ou 64 anos. É só colocar roupas provocantes, deixar o cabelo crescer e, sobretudo, lançar olhares penetrantes. Eles responderão, com certeza.

Continua após publicidade

Mas não acredito que essas sejam suas verdadeiras necessidades em relação aos homens. E se você quer conquistar um homem, e não apenas colecionar olhares, é importante, como você mesma sugere, que modifique seu pensamento e comece a tentar conhecer e valorizar o que tem de bonito em sua pessoa como um todo e não apenas em seu corpo.

Seu tempo não passou. Talvez tenha passado o tempo em que a beleza física era seu único instrumento de sedução. Mas, certamente, você cresceu como pessoa e sabe que é possível seduzir com ideias, com olhares, com simpatia, com riqueza interior.

E, certamente, também aprendeu que os prazeres momentâneos de se sentir seduzindo não preenchem grande parte de suas necessidades afetivas. Muito pelo contrário: o vício em tentar seduzir por seduzir pode se tornar tão nocivo quanto qualquer outra compulsão. O que realmente preenche vazios existenciais são vivências mais intensas, relacionamentos que vão se construindo aos poucos e trazendo sensações que vão além do friozinho na barriga momentâneo.

A sedução faz parte do jogo amoroso. Tem seus encantos sim mas não é suficiente para defini-lo. Assim, a não ser que você seja uma pessoa pública, que depende da aparência para manter seu trabalho, tente desenvolver outros aspectos da sua personalidade para usá-los como chamariz. Mas nunca se esqueça que depois da conquista, vem o mais importante, que é a manutenção do relacionamento com quem você conquistou. E aí, a beleza física se torna apenas coadjuvante.

Continua após publicidade

Como ficar bem consigo mesmo depois dos 40

Certamente, é importante estar bem consigo mesma se quiser conquistar alguém. É importante cuidar da aparência, das emoções, dos relacionamentos. Assim, é importante atualizar conhecimentos e desenvolver opiniões próprias sobre os mais diversos temas. Inclusive, é importante interessar-se de verdade pelas pessoas, se quiser que elas se interessem por você. A beleza da juventude pode ser substituída por um conteúdo que, dependendo apenas de você, pode brilhar e seduzir tanto ou mais do que a beleza da juventude.

Assim, tente viver essa fase da sua vida pisando firme no presente ao invés de nutrir anseios por um passado que já se foi. Olhe-se com carinho e exiba a beleza, conquistada ao longo de todos esses tempos, para quem souber apreciá-la. É esse o olhar que realmente tem valor.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.