Para tratar da depressão e ansiedade é preciso mesmo procurar ajuda efetiva! Não se entregue, embora não seja nada fácil quando se está deprimido; saiba mais
E-mail enviado por um leitor:
“Olá doutor! Tenho andado muito ansioso, tomo a noite Venlaxin 75mg e Lorax de 2 mg e estou passando por problemas financeiros, tive Covid e estou com problemas familiares etc. Agora, tenho só vontade de chorar. Estou desmilinguindo, desmotivado, sem forças para trabalhar e, além do mais, estou em um trabalho que não me deixa feliz. O que preciso fazer para sair dessa situação? Como me libertar de tudo isso? Por favor, peço que me oriente, me ajude!”
Resposta: De fato, a situação por você relatada é bastante angustiante. Parece que o mundo ao seu redor está mesmo despedaçado, o que o leva a se sentir da mesma forma.
Possivelmente, você está mesmo deprimido e a medicação que está tomando ou não é a adequada ou está em uma dose insuficiente.
No entanto, como acredito que todos nós somos seres biopsicossociais, vejo que seu microssocial está ruim, seu biológico não está adequadamente ajustado, fica aberta, então, a questão psicológica.
O nosso desenvolvimento quase nunca nos prepara para momentos tão difíceis como o que todos estamos vivendo com essa prolongada pandemia. Ainda mais agora com a variante Ômicron.
Depressão e ansiedade: o que fazer?
Há ansiedade, medo, depressão em muita gente. E qual o caminho para superar essa terrível situação?
É buscar mesmo uma ajuda, médica, psicológica, exercícios físicos, crenças espiritualistas!
É preciso reencontrar-se com seu próprio centro pessoal, reunir energias perdidas, levantar a cabeça e pensar que, como tudo na vida, isso é passageiro, mas não passará sozinho.
É preciso mesmo procurar ajuda efetiva! Não se entregue, embora não seja nada fácil quando se está deprimido, enxergar um horizonte onde há de melhorar…
Acredite!
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.