Deu ruim o primeiro date. E agora?  

É comum ocorrerem mal-entendidos em um primeiro date; saiba como lidar

E-mail enviado por uma leitor:

“Tive um date com uma mulher no último final de semana, e na hora de pagar a conta, ela foi bem rápida para tirar o cartão de crédito. Nós dividimos a conta. Mas na segunda-feira, ela veio no WhatsApp me espinafrou, veio com ofensas, me chamou de mão de vaca. Ela não quer mais se encontrar comigo. Fiquei sem entender nada… Você tem ideia do que pode levar uma pessoa a agir dessa forma? O que eu faço para “reconquistá-la”? Você pode me ajudar? Obrigado.”

Resposta: Mal-entendidos entre pessoas que se encontram pela primeira vez podem ocorrer.

Continua após publicidade

Aparentemente havia uma expectativa por parte dela de que você se oferecesse para pagar a conta. Mas a atitude dela, tirando o cartão, mostrou o inverso. Você, acabou optando pelo mais lógico: dividir a conta entre os dois. E aí, no dia seguinte, ela expôs a expectativa dela de uma forma agressiva e cortou a relação.

Deu ruim o primeiro date: e agora?

O que fazer para reconquistá-la, você pergunta. Antes de mais nada, é importante você avaliar se quer, de fato, reconquistá-la. Lembre-se que você está diante de uma pessoa temperamental, infantil, e que tem expectativas que não expõe, mas quer que você adivinhe. Até aí, tudo bem, talvez num primeiro encontro a insegurança dela a levou a uma atitude inadequada. Mas a impulsividade e falta de maturidade estão nela, e são características que não devem mudar de uma hora para outra.

Então, se apesar desses aspectos dela, você ainda achar que vale a pena tentar um novo encontro… tente. Entre em contato e veja, em primeiro lugar, se ela quer realmente falar com você. Caso ela não responda, é sinal que para ela o primeiro encontro foi o último. Sim, é frustrante, mas acontece. Talvez ela não esteja preparada para se relacionar com homens reais, só com o príncipe encantado dos sonhos dela.

Se, porém, ela responder, diga que você não entendeu a atitude intempestiva dela e que quer conversar sobre isso. Caso ela concorde, exponha que você entendeu a atitude dela de tirar o cartão como uma proposta de divisão da conta. Mas que você está disposto a discutir essa questão com ela de uma forma mais madura e estabelecer um combinado que seja bom para ambos. Pergunte-se, fora a questão da conta, aconteceu mais alguma coisa que a deixou chateada; diga que vocês acabaram de se conhecer e que você, apesar de tudo, está disposto a aprofundar mais esse conhecimento antes de cortar um vínculo que mal começou.

Continua após publicidade

Preste atenção ao que você sente

Dependendo da resposta dela, e do que você sentir, o vínculo pode continuar ou ser interrompido.

Caso a relação não continue, evite que a situação rebaixe sua autoestima. Primeiros encontros, em geral, são bastante tensos e, às vezes, acabam inviabilizando um relacionamento que parecia fadado ao sucesso. No seu caso, você levou um balde de água fria que não estava esperando. Não se culpe por isso. Começar um relacionamento amoroso é entrar num túnel escuro sem a certeza de encontrar uma luz no seu final. Às vezes, a melhor coisa a fazer é dar meia-volta e procurar outro caminho.

Caso ela continue, avalie, a cada encontro, se você está gostando realmente da pessoa que está conhecendo. Tentar reconquistar uma pessoa apenas por orgulho, por princípio, ou por teimosia, definitivamente não vale a pena.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.